Passagem de ônibus em Arapiraca pode ficar mais cara este ano
Não é nada oficial, mas se acompanhar o ritmo de boa parte das cidades do Nordeste, a cidade de Arapiraca, segunda maior de Alagoas, deve aumentar em 8% o valor da tarifa dos ônibus coletivos na cidade. Hoje, a população paga R$ 2,50 e, caso aumente, passaria para R$2,70. Cidades como Campina Grande, Caruaru, Garanhuns, Aracaju, Maceió e João Pessoa já registraram reajuste esse ano.
A base de receita para o cálculo é feita pelo número de passageiros e para chegar a um valor ideal é levado em consideração a integração temporal e o índice de desemprego, mas há uma conversa entre poder público e empresários para não haver perda para o usuário.
O aumento da passagem também leva em consideração a inflação do ano e insumos, como aumento de pneu e diesel, para equilibrar o contrato entre a prefeitura e as concessionárias que administram o sistema de transporte coletivo público.
Como algumas cidades têm serviços diferenciados de transporte, os cenários acerca do aumento do combustível e gastos com a frota também são analisados pelo Conselho Municipal de Transportes para, em seguida, a proposta ser apresentada ao prefeito.
Algumas entidades são contra esse tipo de aumento e acreditam que existem outros meios de se alocar esse acréscimo, como por exemplo a isenção de impostos por parte da prefeitura, que em muitos casos faria com que o valor até baixasse.
O Conselho Municipal de Transporte de Arapiraca é composto pelo poder público municipal, empresários e sociedade civil organizada.
Veja também
Últimas notícias
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Iza curte fim de ano com ator da Globo; conheça João Vitor Silva
Na Suíça, incêndio em festa de Ano Novo mata dezenas de pessoas e deixa mais de 100 feridos
Polícia apreende drogas após denúncia anônima em Maceió
Polícia Federal determina que Eduardo Bolsonaro volte ao cargo de escrivão
Bolsonaro e irmão ganham na quadra da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
