Atletas arapiraquenses vão disputar Campeonato Brasileiro de Judô
A quadra do Ginásio Municipal Papa João Paulo II se transformou em tatame, neste sábado (13). Onde 50 atletas do judô alagoano, da categoria Sub-18, participaram de seletiva para compor a equipe que representará o Estado no Campeonato Brasileiro da categoria. Do total, foram selecionados 16 atletas. Destes, 5 arapiraquenses conquistaram vagas, 4 para o time feminino e 1 para o masculino.
Os atletas selecionados vão representar Alagoas no Campeonato Brasileiro sub-18 de judô, nos dias 10 e 11 de junho, em Lauro de Freitas, na Bahia. Segundo Cleberson Andrade, treinador da equipe de Arapiraca, antes de conquistarem esta etapa, os atletas já vêm participando de uma série de outras seletivas, a exemplo dos campeonatos Alagoano e o Regional.
“Os atletas de Arapiraca estão construindo história no judô. Nos dois últimos anos, de 29 equipes brasileiras, ficamos entre as cinco melhores. Além disso, conquistamos o 2º lugar geral do Campeonato Estadual. E podemos dizer que o município já tem atletas com experiência para competir e se destacar no pódio”, ressaltou Cleberson Andrade.
Entre as selecionadas da etapa deste sábado, Janyelle Santos, 16 anos, já é destaque em ranking brasileiro da categoria sub-18 (48kg). Ela é faixa roxa e ocupa a 9ª posição na lista das 100 melhores atletas do Brasil. Estudante da Rede pública de Ensino, diz sonhar alto e acreditar na possibilidade de participar de uma olimpíada.
“Disciplina, dedicação e perseverança são qualidades adquiridas com a prática do judô. Eu estou feliz com o que venho conquistando e acredito no meu potencial. Por isso, já almejo estar entre as quatro melhores atletas e, posteriormente, lutar para a primeira colocação e participar de equipe olímpica”, afirmou Janyelle Santos.
E ela não é a única que vem conquistando espaço no judô. Alicia Ribeiro, 16 anos, também faixa roxa, já coleciona importantes títulos. Entre eles: campeã alagoana desde 2012; quinto lugar no Campeonato Brasileiro de Judô nos anos de 2015 e 2016; e campeã dos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) em 2014, 2015 e 2016.
O seu talento já foi percebido pela elite nacional do judô. Em julho, Alicia Ribeiro passará por mais uma experiência com o esporte, ela foi convocada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Federação Brasileira de Judô (CBJ), para participar do II Camping de Treinamento de Judô Escolar, que acontecerá no Rio de Janeiro.
A atleta explica que a motivação para a prática do judô começou na escola, aos oito anos de idade, enquanto observava o treinamento da modalidade. “Foi na escola que descobri a minha paixão pelo judô. Já são oito anos dedicados ao esporte. Quero chegar à categoria de alto nível e competir em olimpíadas. É por isso que tento me superar a cada dia”, declarou a atleta.
Janyelle Santos e Alicia Ribeiro são alunas de escolas públicas do município e integrantes do projeto “Arapiraca de Kimono”, promovido pelo Instituto Andrade, que conta com o apoio da Administração Municipal.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
