Atletas arapiraquenses vão disputar Campeonato Brasileiro de Judô
A quadra do Ginásio Municipal Papa João Paulo II se transformou em tatame, neste sábado (13). Onde 50 atletas do judô alagoano, da categoria Sub-18, participaram de seletiva para compor a equipe que representará o Estado no Campeonato Brasileiro da categoria. Do total, foram selecionados 16 atletas. Destes, 5 arapiraquenses conquistaram vagas, 4 para o time feminino e 1 para o masculino.
Os atletas selecionados vão representar Alagoas no Campeonato Brasileiro sub-18 de judô, nos dias 10 e 11 de junho, em Lauro de Freitas, na Bahia. Segundo Cleberson Andrade, treinador da equipe de Arapiraca, antes de conquistarem esta etapa, os atletas já vêm participando de uma série de outras seletivas, a exemplo dos campeonatos Alagoano e o Regional.
“Os atletas de Arapiraca estão construindo história no judô. Nos dois últimos anos, de 29 equipes brasileiras, ficamos entre as cinco melhores. Além disso, conquistamos o 2º lugar geral do Campeonato Estadual. E podemos dizer que o município já tem atletas com experiência para competir e se destacar no pódio”, ressaltou Cleberson Andrade.
Entre as selecionadas da etapa deste sábado, Janyelle Santos, 16 anos, já é destaque em ranking brasileiro da categoria sub-18 (48kg). Ela é faixa roxa e ocupa a 9ª posição na lista das 100 melhores atletas do Brasil. Estudante da Rede pública de Ensino, diz sonhar alto e acreditar na possibilidade de participar de uma olimpíada.
“Disciplina, dedicação e perseverança são qualidades adquiridas com a prática do judô. Eu estou feliz com o que venho conquistando e acredito no meu potencial. Por isso, já almejo estar entre as quatro melhores atletas e, posteriormente, lutar para a primeira colocação e participar de equipe olímpica”, afirmou Janyelle Santos.
E ela não é a única que vem conquistando espaço no judô. Alicia Ribeiro, 16 anos, também faixa roxa, já coleciona importantes títulos. Entre eles: campeã alagoana desde 2012; quinto lugar no Campeonato Brasileiro de Judô nos anos de 2015 e 2016; e campeã dos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) em 2014, 2015 e 2016.
O seu talento já foi percebido pela elite nacional do judô. Em julho, Alicia Ribeiro passará por mais uma experiência com o esporte, ela foi convocada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Federação Brasileira de Judô (CBJ), para participar do II Camping de Treinamento de Judô Escolar, que acontecerá no Rio de Janeiro.
A atleta explica que a motivação para a prática do judô começou na escola, aos oito anos de idade, enquanto observava o treinamento da modalidade. “Foi na escola que descobri a minha paixão pelo judô. Já são oito anos dedicados ao esporte. Quero chegar à categoria de alto nível e competir em olimpíadas. É por isso que tento me superar a cada dia”, declarou a atleta.
Janyelle Santos e Alicia Ribeiro são alunas de escolas públicas do município e integrantes do projeto “Arapiraca de Kimono”, promovido pelo Instituto Andrade, que conta com o apoio da Administração Municipal.
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
