Fiscalização estadual encontra irregularidades em hospital de Arapiraca
Durante mais uma ação da 7ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), nesta segunda-feira (15), foram encontradas irregularidades no Hospital Regional de Arapiraca (Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho).
Entre os problemas, estão a falta de licença ambiental, segregação irregular de resíduos de saúde (resíduos contaminados junto a lixo comum) e ausência de estação de tratamento de efluentes. Estes são lançados em fossas sépticas e também na rede de esgoto coletora do município.
Foram observados também a falta de responsável técnico pela recarga dos extintores de incêndio, bem como a ausência de responsável técnico da empresa coletora dos resíduos de saúde.
Cuidados
A fiscalização também encontrou algumas inconformidades como mobílias oxidadas, falta de tela em portas e janelas e ausência de manutenção adequada em algumas seções.
A força-tarefa lavrou autos de infração pelo fato do hospital não possuir licença ambiental, mistura de lixo hospitalar com lixo comum e lançamento irregular de efluentes. As multas chegam a aproximadamente R$ 23 mil.
"Agora os representantes do hospital devem comparecer à sede do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas para se defender. Lá os técnicos darão o prazo para a regularização", explicou o coordenador da Equipe de Centros de Saúde da FPI.
"O lançamento de efluentes dessa natureza contamina o solo, infiltra-o e chega a atingir o lençól freático, além de ocorrer também a contaminação do ar com a evaporação dos produtos. Um agravante ainda maior é o risco de contaminação por doenças das pessoas e dos animais que vivem nessas áreas", afirmou um analista ambiental do IBAMA.
Últimas notícias
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
