Saúde

Fiscalização estadual encontra irregularidades em hospital de Arapiraca

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 15/05/2017 15h03
Fiscalização estadual encontra irregularidades em hospital de Arapiraca
Fiscalização estadual encontra irregularidades em hospital de Arapiraca - Foto: Assessoria

Durante mais uma ação da 7ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), nesta segunda-feira (15), foram encontradas irregularidades no Hospital Regional de Arapiraca (Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho).

Entre os problemas, estão a falta de licença ambiental, segregação irregular de resíduos de saúde (resíduos contaminados junto a lixo comum) e ausência de estação de tratamento de efluentes. Estes são lançados em fossas sépticas e também na rede de esgoto coletora do município.

Foram observados também a falta de responsável técnico pela recarga dos extintores de incêndio, bem como a ausência de responsável técnico da empresa coletora dos resíduos de saúde.

Cuidados

A fiscalização também  encontrou algumas inconformidades como mobílias oxidadas, falta de tela em portas e janelas e ausência de manutenção adequada em algumas seções.

A força-tarefa lavrou autos de infração pelo fato do hospital não possuir licença ambiental, mistura de lixo hospitalar com lixo comum e lançamento irregular de efluentes. As multas chegam a aproximadamente R$ 23 mil.

"Agora os representantes do hospital devem comparecer à sede do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas para se defender. Lá os técnicos darão o prazo para a regularização", explicou o coordenador da Equipe de Centros de Saúde da FPI.

"O lançamento de efluentes dessa natureza contamina o solo, infiltra-o e chega a atingir o lençól freático, além de ocorrer também a contaminação do ar com a evaporação dos produtos. Um agravante ainda maior é o risco de contaminação por doenças das pessoas e dos animais que vivem nessas áreas", afirmou um analista ambiental do IBAMA.