Educação

Alunos de escolas públicas podem representar Alagoas no Parlamento Jovem

Propostas sobre projetos de lei foram pré-selecionadas

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 06/07/2017 17h05
Alunos de escolas públicas podem representar Alagoas no Parlamento Jovem
Parlamento Jovem é uma iniciativa da Câmara de Deputados - Foto: Arquivo Câmara dos Deputados

Três estudantes de escolas públicas da rede estadual instaladas no Agreste alagoano foram pré-selecionados para representar o estado na edição 2017 do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Os autores dos trabalhos cursam o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio em Lagoa da Canoa e Palmeira dos Índios.

A divulgação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que quatro projetos de lei de estudantes alagoanos foram pré-selecionados pela Câmara de Deputados. Os contemplados que estudam no Agreste são Rafael Correia de Farias e Vanderson Ferreira Lima, ambos da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, situada em Lagoa da Canoa; e Emerson Jonas Ferreira Fonseca, aluno do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios.

O quarto estudante pré-selecionado é Carlos Eduardo Silva dos Santos, da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, localizada em São Miguel dos Campos. O programa Parlamento Jovem Brasileiro proporciona que estudantes de 16 a 22 anos vivenciem a experiência de um parlamentar durante uma semana em Brasília.

A coordenadora estadual do programa, Graça Souto Souza, destaca o nível dos projetos dos estudantes alagoanos. “Todos os projetos inscritos foram muito bons e os pré-selecionados foram priorizados por atenderem rigorosamente aos critérios, nível de argumentação e abrangência da proposta”, declara Graça.

Em 2016, outra estudante de escola pública estadual localizada na região Agreste representou Alagoas no Parlamento Jovem Brasileiro, mérito de Carla Souza dos Anjos, aluna da Escola Estadual Padre Aurélio Gois, localizada em Junqueiro.

Os estudantes pré-selecionados serão convocados por e-mail para fazer sua inscrição no sistema de seleção final da Câmara dos Deputados. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 14 de agosto, no portal www.camara.leg.br/pjb e na fan page do PJB no Facebook www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

Durante a sua estadia em Brasília, os 78 selecionados, os quais representarão todos os estados brasileiros, tomarão posse e atuarão como deputados jovens, tendo a oportunidade de desenvolverem habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões.