Alagoas

Bombeiros explicam quando devem ser acionados para ocorrências com árvores

Com o aumento do volume das chuvas, número de solicitações aumentou

Por Assessoria 09/07/2017 08h08
Bombeiros explicam quando devem ser acionados para ocorrências com árvores
Com o aumento do volume das chuvas, numero de solicitações aumentou - Foto: Reprodução / Internet

A temporada de chuvas vem trazendo grandes transtornos para Alagoas, entre eles, as quedas de árvores estão entre as maiores solicitações recebidas na central integrada de operações.  Nos últimos três dias, de 03 a 05 de julho, o Corpo de Bombeiros atendeu a 20 ocorrências envolvendo árvores, que podem estar classificadas em queda propriamente dita ou risco iminente de queda.

Na quadra chuvosa alagoana que se iniciou em maio foram registradas e atendidas pelo CBMAL 106 ocorrências relacionadas a cortes de árvores em todo o estado. Fora essas, muitas são as ligações recebidas na central para situações que não estão previstas a atuação do Corpo de Bombeiros. Segundo o coordenador de operações que está de serviço nesta quarta-feira, 05 de julho, capitão Gilson Melo, só durante a manhã foram mais de 30 solicitações de atendimentos e a maioria deles não era queda e nem risco iminente.

Segundo o capitão Igor Pontes, subchefe da seção de planejamento e avaliação operacional do comando operacional metropolitano é comum as pessoas acharem que o CBMAL é responsável por todas as ocorrências que envolvem árvores, porém não é assim que ocorre. “Nós atendemos as ocorrências de árvores que estejam realmente causando perigo de acidente, seja por estar com risco de queda iminente, seja por já ter caído”, explicou.

Com isso, só deve ser solicitada a atuação do Corpo de Bombeiros nas situações já mencionadas. Nestes casos, o CBMAL vai até o local fazer a vistoria e posteriormente faz o corte, se for necessário. Se a arvore já estiver caída, obstruindo vias e causando riscos a integridade física de pessoas, os bombeiros eliminam o risco, ficando, nos dois casos, a responsabilidade da limpeza do local pelo órgão competente.

As demais ocorrências devem ser informadas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável para que tome as providências cabíveis.