Nas últimas 24 horas cerca de dez árvores caíram em Maceió

A Defesa Civil de Maceió registrou aproximadamente 10 quedas de árvores em regiões da capital entre essa segunda (03) e terça-feira (04). Além do volume de chuva, cuja concentração de precipitações em dias seguidos deixou o solo encharcado, outro fator aumenta a possibilidade deste tipo de ocorrência. Anunciadas pela previsão do tempo, as rajadas de ventos também favorecem o tombamento de plantas.
Nas últimas semanas, quando o volume de chuva foi intensificado, o vento alcançou uma velocidade média entre 05 e 10 quilômetros. No entanto, conforme já anunciava a previsão, foram registradas desde ontem (03) rajadas de vento de aproximadamente 30 quilômetros, com a possibilidade de chegarem até 42 km até a noite desta terça-feira (04).
De acordo com os dados da Defesa Civil, entre janeiro e o dia 20 de maio, quando as precipitações pluviométricas permaneciam em níveis normais, foram registradas quatro quedas de árvores. Após o dia 20 de maio, seguindo até hoje (03), já são aproximadamente 75 quedas em decorrência das fortes chuvas e das rajadas de vento. No ano passado, de janeiro a dezembro, foram registradas somente nove ocorrências deste tipo.
Segundo esclarece a equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), da qual a Defesa Civil faz parte, além da chuva intensa e do vento forte, outros fatores naturais também ocasionam a eminência de risco de queda, como o local onde a árvore foi plantada, a idade da planta e a questão sanitária, como pragas e doenças no caule e no solo. Para evitar a queda, a Semds realizou nos últimos oito meses um trabalho preventivo que abrangeu as grandes avenidas da cidade.
Na Semds, este acompanhamento é realizado pelo Núcleo de Monitoramento Arbóreo (Numa). Após uma avaliação técnica, o setor identificou preventivamente árvores com risco eminente de queda por conta dos fatores naturais e sanitários, sendo necessária a supressão de aproximadamente 300 plantas. Deste total, a metade foi proveniente da extensão das avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, entre o bairro Forene e a Praça do Centenário, no Farol.
“A chuva forte e o vento são fatores de risco e podem ocasionar a queda de árvore. Outro ponto que deve ser observado é o fato de que, na maior parte dessas ocorrências, as árvores que caíram foram em áreas de risco e de difícil acesso. As árvores que hoje são plantadas na parte urbana devem seguir critérios e o plantio deve ser feito de forma orientada, com esclarecimentos técnicos para evitar a necessidade da supressão ou até uma eventual queda, como temos registrado”, explica o engenheiro agrônomo e coordenador do Numa, Valdir Martiniano.
Queda de árvore deixa trânsito lento
O trânsito na Avenida Comendador Gustavo Paiva, no bairro de Cruz das Almas,está congestionado na tarde desta terça-feira (04) devido ao tombamento de uma árvore centenária no local. De acordo com a SMTT, a previsão é que o trânsito normalize até às 17h.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025

Polícia Civil reabre delegacia de Roteiro após período de inatividade

Homem desaparecido é localizado no Paraguai com ajuda de card da Polícia Civil

Pequeno herói: Luciano Barbosa entrega chave da cidade a bebê prefeito de 2025

HGE salva criança com síndrome neurológica grave e que se alimenta por sonda

Anvisa proíbe fabricação e comercialização da bala gummy de tadalafila
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
