Edital de certificação dos ensinos fundamental e médio sai nesta segunda
? Inscrições são gratuitas e acontecem de 7 a 18 de agosto
Os brasileiros que não possuem ensino fundamental ou médio terão uma nova chance de dar continuidade aos seus estudos: nesta segunda-feira (24), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publica o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cujas provas serão aplicadas no dia 8 de outubro em todo o país.
O edital estará disponível na página do Inep (www.inep.gov.br) e as inscrições do exame - que certificará tanto para o ensino fundamental quanto o médio – são gratuitas e podem ser feitas neste mesmo endereço no período de 7 a 18 de agosto.
Em Alagoas, o exame será coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Estado terá seis polos de aplicação de provas: Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Porto Calvo e União dos Palmares.
Orientações
Para se inscrever no Encceja, é preciso idade mínima de 15 anos – completos até o dia da prova - para a certificação no ensino fundamental e de 18 anos para a certificação no ensino médio.
Os candidatos se submeterão a provas objetivas em quatro áreas de conhecimento, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.
“Em Alagoas, os certificados serão emitidos pela Seduc e, para solicitar a certificação, é preciso acertar pelo menos 50% de cada uma das provas objetivas e alcançar a pontuação mínima de cinco pontos na redação. Os interessados em fazer o exame já podem começar a estudar, pois o Inep já disponibilizou materiais de estudo e as matrizes do exame”, orienta Mônica Sarmento, que, ao lado do professor Ademir Oliveira, está responsável pela coordenação do Encceja em Alagoas.
Os cadernos de estudo podem ser acessados pelo site do Inep pelo seguinte link: http://portal.inep.gov.br/web/guest/encceja.
Veja também
Últimas notícias
Zé do Rojão: 12 anos sem o ícone que marcou a cultura popular e o rádio do Agreste
Em audiência, Bolsonaro relatou surto e negou que tinha intenção de fuga
Motociclista morre após colisão com carro na AL-101 Norte, em Cruz das Almas
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo (23)
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
