Edital de certificação dos ensinos fundamental e médio sai nesta segunda
? Inscrições são gratuitas e acontecem de 7 a 18 de agosto
Os brasileiros que não possuem ensino fundamental ou médio terão uma nova chance de dar continuidade aos seus estudos: nesta segunda-feira (24), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publica o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cujas provas serão aplicadas no dia 8 de outubro em todo o país.
O edital estará disponível na página do Inep (www.inep.gov.br) e as inscrições do exame - que certificará tanto para o ensino fundamental quanto o médio – são gratuitas e podem ser feitas neste mesmo endereço no período de 7 a 18 de agosto.
Em Alagoas, o exame será coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Estado terá seis polos de aplicação de provas: Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Porto Calvo e União dos Palmares.
Orientações
Para se inscrever no Encceja, é preciso idade mínima de 15 anos – completos até o dia da prova - para a certificação no ensino fundamental e de 18 anos para a certificação no ensino médio.
Os candidatos se submeterão a provas objetivas em quatro áreas de conhecimento, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.
“Em Alagoas, os certificados serão emitidos pela Seduc e, para solicitar a certificação, é preciso acertar pelo menos 50% de cada uma das provas objetivas e alcançar a pontuação mínima de cinco pontos na redação. Os interessados em fazer o exame já podem começar a estudar, pois o Inep já disponibilizou materiais de estudo e as matrizes do exame”, orienta Mônica Sarmento, que, ao lado do professor Ademir Oliveira, está responsável pela coordenação do Encceja em Alagoas.
Os cadernos de estudo podem ser acessados pelo site do Inep pelo seguinte link: http://portal.inep.gov.br/web/guest/encceja.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
