Edital de certificação dos ensinos fundamental e médio sai nesta segunda
? Inscrições são gratuitas e acontecem de 7 a 18 de agosto
Os brasileiros que não possuem ensino fundamental ou médio terão uma nova chance de dar continuidade aos seus estudos: nesta segunda-feira (24), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publica o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cujas provas serão aplicadas no dia 8 de outubro em todo o país.
O edital estará disponível na página do Inep (www.inep.gov.br) e as inscrições do exame - que certificará tanto para o ensino fundamental quanto o médio – são gratuitas e podem ser feitas neste mesmo endereço no período de 7 a 18 de agosto.
Em Alagoas, o exame será coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Estado terá seis polos de aplicação de provas: Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Porto Calvo e União dos Palmares.
Orientações
Para se inscrever no Encceja, é preciso idade mínima de 15 anos – completos até o dia da prova - para a certificação no ensino fundamental e de 18 anos para a certificação no ensino médio.
Os candidatos se submeterão a provas objetivas em quatro áreas de conhecimento, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.
“Em Alagoas, os certificados serão emitidos pela Seduc e, para solicitar a certificação, é preciso acertar pelo menos 50% de cada uma das provas objetivas e alcançar a pontuação mínima de cinco pontos na redação. Os interessados em fazer o exame já podem começar a estudar, pois o Inep já disponibilizou materiais de estudo e as matrizes do exame”, orienta Mônica Sarmento, que, ao lado do professor Ademir Oliveira, está responsável pela coordenação do Encceja em Alagoas.
Os cadernos de estudo podem ser acessados pelo site do Inep pelo seguinte link: http://portal.inep.gov.br/web/guest/encceja.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
