Samu nas Escolas conscientiza 7.500 alunos do ensino fundamental e médio

Criado em dezembro de 2005, o Projeto Samu nas Escolas vem se aperfeiçoando e, desde a sua criação até junho deste ano, conscientizou cerca de 7.500 alunos do ensino fundamental e médio de 43 escolas. Os alunos recebem informações sobre primeiros socorros em casos de queimaduras, choque elétrico, desmaios, engasgos, além de como utilizar adequadamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192).
O projeto tem o objetivo de conscientizar alunos, pais, professores e colaboradores, através de palestras educativas destinadas a orientar sobre a importância de utilizar, de forma adequada, o serviço 192 e também a redução dos trotes que, apesar de ter reduzido índice, ainda continua alto - em torno de 70% das ligações.
O Samu recebe cerca de 2 mil ligações telefônicas por dia, isto é, 60 mil ligações por mês e, destas, 42 mil são de trotes.
Conscientização
De acordo com o supervisor do Samu de Maceió, Lucas Casado, o projeto Samu nas Escolas presta um excelente serviço à sociedade, pois conscientiza alunos para que se diminuam os trotes, que tantos prejuízos causam não só aos profissionais do Samu, mas, também, à população.
“Uma das finalidades do projeto é de minimizar os prejuízos decorrentes das ligações de trotes e as ligações indevidas. Com as palestras, estamos chamando a população para a co-responsabilidade dos serviços prestados à comunidade, principalmente alunos, pais e professores das escolas públicas e privadas”, destacou a assistente social e uma das monitoras do projeto, Ana Tojal. “As palestras servem também para criarmos parcerias com os alunos”, completa Ana.
De dezembro de 2005 até março de 2014, o Projeto Samu nas Escolas era executado por profissionais do órgão, mas desde abril do ano passado o projeto foi incluído em projeto de Extensão Universitária, através de alunos de medicina, enfermagem e serviço social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Samu nas Escolas Internacional
Durante a 45ª edição do Encontro Científico dos Estudantes de Medicina (Ecem), o projeto Samu nas Escolas de Alagoas foi escolhido como o Melhor Projeto de Extensão do País. O evento ocorreu no período de 25 de julho a 2 de agosto, em João Pessoa, na Paraíba.
O projeto - executado pelas estudantes de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Elka Karollyne Alves, Camila Hansen, Thais Mayumi de Albuquerque -, conta com a orientação dos professores Diogo Nilo Miranda e Tereza Angélica Lopes. Apresentado durante o encontro, contribui para o processo de conscientização da população, especialmente estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
“Um dos propósitos do projeto é reduzir ao máximo a prática dos trotes. Para isso, realizamos diversas oficinas sobre primeiros socorros e a importância do Samu para a comunidade, apresentando aos alunos do Ensino Fundamental e Médio a dinâmica das ações e a contribuição dessa experiência na formação dos acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social”, salientou a estudante de medicina Elka Karollyne.
Trotes
O Samu recebe cerca de 60 mil ligações telefônicas por mês, uma média de 2 mil por dia. Desse total, cerca de 70% são de trotes e ligações indevidas. O serviço funciona 24 horas com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos auxiliares de regulação médica (tarm).
Para que a escola possa ter as palestras do Projeto Samu nas Escolas é preciso ligar para o numero 3315 - 1165 ou através do [email protected] para agendar.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
