Ministro Marx Beltrão desenvolve ações pelo Sertão de Alagoas
Investimentos e trabalho parlamentar garantem benefícios aos produtores rurais
O ministro alagoano Marx Beltrão desenvolveu ações em agenda no município de Olho D'Água das Flores e participou, ao lado do povo sertanejo, de audiência pública sobre renegociação da dívida dos agricultores. O pleito que se arrastava há 15 anos e agora pode ser quitado com até 95% de desconto, através da Lei 13.340, da qual Marx foi um dos relatores, esteve entre um dos temas principais do evento.
Na solenidade, representantes dos bancos do Nordeste e do Brasil tiraram dúvidas e recolheram documentos de agricultores para adiantar encaminhamento das renegociações. O prazo para que os agricultores procurem os bancos se estende até o dia 31 de dezembro deste ano para quitação ou renegociação dos débitos com os referidos descontos, conforme vigência da lei.
“Os pequenos produtores estão animados com essa grande conquista, já adiantam a renegociação e quitação. Pedimos a todos que avancem suas negociações, pois é quase que um perdão das dívidas. Novas linhas de créditos já estão disponíveis e o homem do campo precisa voltar a produzir. O empenho da bancada nordestina foi de grande importância para tamanha conquista”, afirmou Marx.
A renegociação da dívida rural vai beneficiar mais de 100 mil famílias de agricultores em Alagoas e mais de 1 milhão no Nordeste. A produção rural poderá voltar a fomentar a economia e proporcionar a retomada de investimentos no campo.
Água
Na comunidade do sítio Sucupira, em Olho D' Água das Flores, o ministro Marx, o prefeito Nen e o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Alexandre Ayres, entregaram o sistema de abastecimento de água, por meio do programa Água para Todos do governo federal. São mais de 50 famílias beneficiadas com o consumo diário de água. Através da Semarh, já foram garantidos mais de 400 poços perfurados e mais de 100 nascentes recuperadas nas regiões que mais precisam de água.
Agricultura Familiar
Ainda no sertão alagoano o ministro cumpriu agenda, em Olivença, ao lado do prefeito Zé Arnaldo, na entrega tratores e implementos agrícolas para ajudar na rotina dos agricultores familiares e elevar a produtividade no sertão. A entrega de patrulha mecanizada faz parte de emenda parlamentar de autoria de Marx Beltrão, enquanto deputado federal. Serão entregues 34 tratores a associações e municípios, através do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL), por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Nosso intuito é fortalecer a agricultura familiar nos municípios oferecendo maior assistência aos pequenos agricultores e fortalecer a atividade no campo. Quem vem do campo sabe a importância dessa valorização. Mais de 60% do que consumimos é produzido pelo pequeno agricultor e é nossa obrigação, em Alagoas e em Brasília, é defender as grandes bandeiras da agricultura familiar, como a renegociação das dívidas e o fortalecimento dos programas de aquisição de alimentos”, comentou o ministro.
Nesta primeira fase da entrega, receberam os tratores a Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú (Cooplal), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piranhas; Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima do Mundaú (Cooplal); Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial); Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal); Associação de Agricultores de São Sebastião; Associação de Moradores do Sítio Nazário, de Penedo; Associação do Sítio Laje Grande, de Senador Rui Palmeira, e a Prefeitura de Olivença.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
