Campanha 'Agosto Dourado' irá incentivar o aleitamento materno
Durante os primeiros seis meses o leite deve ser o único alimento da criança
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deu início a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, junto com as ações do ‘Agosto Dourado’, mês dedicado ao incentivo à amamentação como o alimento exclusivo para os bebês durante os primeiros seis meses de vida.
O evento de abertura aconteceu nessa segunda-feira (31), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió, e reuniu técnicos da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e do Hospital Universitário (HU).
Também participaram da ação médicos, enfermeiros, nutricionistas e coordenadores de atenção básica de Murici, Teotônio Vilela, Pilar, São Luis do Quitunde, Pão de Açúcar e Batalha, que fazem parte do Programa Primeira Infância, que visa desenvolver ações para gestantes e crianças até seis anos.
De acordo com Camila Farias, supervisora de Cuidado à Saúde da Criança, Mulher e Adolescente da Sesau, a amamentação é um momento de ouro da vida das mães e, por isso, a cor dourada foi escolhida para representar a campanha.
“O leite materno é rico em nutrientes e sais minerais necessários para os bebês consumirem durante os primeiros seis meses de vida, fortalecendo o sistema imunológico e, assim, evitando o adoecimento dos pequenos. Além disso, o ato de amamentar é fundamental tanto para a criança como para a mãe. É nesse momento que o vínculo afetivo entre mãe e filho é fortalecido, garantindo o desenvolvimento emocional e um crescimento saudável da criança”, afirmou a supervisora da Sesau.
O superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, José Medeiros, salientou a importância de conscientizar toda a sociedade sobre os benefícios trazidos pela amamentação. “As mamães devem ser incentivadas a realizar o ato de amamentar em todos os lugares, sejam eles públicos ou privados. No ambiente de trabalho, deve ser garantido o direito de as mães amamentarem seus filhos durante os seis primeiros meses de vida”, destacou.
A amamentação também traz benefícios para as mulheres, contribuindo para voltar o útero ao tamanho normal e protegendo contra o câncer de mama e de ovário. Entre as ações do Agosto Dourado será realizado um curso de manejo clínico em aleitamento materno, e uma blitz da amamentação, com uma atividade de panfletagem em frente à Maternidade Escola Santa Mônica.
Veja também
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
