Campanha 'Agosto Dourado' irá incentivar o aleitamento materno
Durante os primeiros seis meses o leite deve ser o único alimento da criança

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deu início a 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, junto com as ações do ‘Agosto Dourado’, mês dedicado ao incentivo à amamentação como o alimento exclusivo para os bebês durante os primeiros seis meses de vida.
O evento de abertura aconteceu nessa segunda-feira (31), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió, e reuniu técnicos da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) e do Hospital Universitário (HU).
Também participaram da ação médicos, enfermeiros, nutricionistas e coordenadores de atenção básica de Murici, Teotônio Vilela, Pilar, São Luis do Quitunde, Pão de Açúcar e Batalha, que fazem parte do Programa Primeira Infância, que visa desenvolver ações para gestantes e crianças até seis anos.
De acordo com Camila Farias, supervisora de Cuidado à Saúde da Criança, Mulher e Adolescente da Sesau, a amamentação é um momento de ouro da vida das mães e, por isso, a cor dourada foi escolhida para representar a campanha.
“O leite materno é rico em nutrientes e sais minerais necessários para os bebês consumirem durante os primeiros seis meses de vida, fortalecendo o sistema imunológico e, assim, evitando o adoecimento dos pequenos. Além disso, o ato de amamentar é fundamental tanto para a criança como para a mãe. É nesse momento que o vínculo afetivo entre mãe e filho é fortalecido, garantindo o desenvolvimento emocional e um crescimento saudável da criança”, afirmou a supervisora da Sesau.
O superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, José Medeiros, salientou a importância de conscientizar toda a sociedade sobre os benefícios trazidos pela amamentação. “As mamães devem ser incentivadas a realizar o ato de amamentar em todos os lugares, sejam eles públicos ou privados. No ambiente de trabalho, deve ser garantido o direito de as mães amamentarem seus filhos durante os seis primeiros meses de vida”, destacou.
A amamentação também traz benefícios para as mulheres, contribuindo para voltar o útero ao tamanho normal e protegendo contra o câncer de mama e de ovário. Entre as ações do Agosto Dourado será realizado um curso de manejo clínico em aleitamento materno, e uma blitz da amamentação, com uma atividade de panfletagem em frente à Maternidade Escola Santa Mônica.
Veja também
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
