Eletrobras dá dicas de segurança para eletricistas
“Em casos de colisão de veículo com poste em que o fio de energia partir, não saia do carro. Ligue para Eletrobras no 08000820196 e aguarde a chegada do socorro”. A dica é do gerente de Segurança da Eletrobras Distribuição Alagoas, Jorge Rocha, e foi repassada durante o Encontro de Eletricistas realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), nesta quarta-feira (09), para profissionais que trabalham com eletricidade.
Jorge explicou que, se o cabo com energia estiver sob o veículo, poderá causar um descarga elétrica. “Nesse caso, o recomendado é se manter dentro do veículo ou se houver necessidade extrema para sair, que o ocupante pule com os dois pés juntos o mais distante do veículo possível”, explica o gerente.
Na apresentação, Jorge demostrou, por meio de um vídeo, como realizar o procedimento de saída do carro e chamou a atenção dos participantes. “Essa atitude pode salvar uma vida”, afirma Jorge. Os eletricistas também receberam orientações sobre prevenção de acidentes em casa, abordando os cuidados necessários com o uso do benjamim, mais conhecido como “T”, que não pode ter vários equipamentos ligados nele; e as instalações elétricas da residência, que devem ser revisadas periodicamente.
Os participantes do encontro também puderam tirar dúvidas sobre segurança na hora de soltar pipas. “É preciso orientar as crianças que não soltem pipas perto da rede elétrica”, alertou Jorge. Ele também ressaltou sobre o perigo das ligações clandestinas, de se fazer gambiarras e instalações inadequadas dentro de casa. “Tudo isso pode levar a acidentes, até fatais. É importante seguir as recomendações para que a vida humana seja preservada”, finalizou o gerente.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
