Governo inicia entrega de mais de 100 sistemas de dessalinização em Alagoas
Iniciativa beneficiará cerca de 40 mil pessoas
Mais um avanço na expansão da infraestrutura hídrica em Alagoas foi consolidado nessa sexta-feira (25). A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) deu início à entrega das 101 sistemas de dessalinização para municípios do Agreste e do Sertão.
O convênio assinado entre Semarh e Ministério do Meio Ambiente vai beneficiar mais de 40 mil pessoas, por intermédio do Programa Água Doce (PAD).
Para ter uma ideia da importância dos dessalinizadores, somente no povoado Serrote dos Bois, distante a 10 km do centro de Santana do Ipanema, município do Médio Sertão alagoano, mais de 50 famílias foram contempladas com água de qualidade.
"O sistema será relevante para as pessoas que vivem aqui. Temos a certeza de que, agora, a água está ao nosso alcance, porque, anteriormente, só chegava aqui por caminhão-pipa. A água que tinha por aqui servia apenas para os animais. Isso ficou no passado; estamos vivendo uma nova realidade", declarou Leonício Cassiano dos Santos, agricultor de 42 anos.
Durante a solenidade de entrega do sistema de dessalinização, o secretário de Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, fez questão de exaltar o planejamento do Governo de Alagoas ao tratar da convivência com a estiagem.
"A chuva caiu neste inverno, molhou a terra, encheu açudes e cisternas, mas o Governo não espera a chuva para tomar providências. Estamos perfurando poços, entregando dessalinizadores, dando seguimento à construção dos sistemas de abastecimento de água, entre outras medidas que garantem à população meios de obter água nos períodos de escassez", avaliou Alexandre Ayres.
O dessalinizador à disposição das famílias em Serrote dos Bois foi entregue pelo governador Renan Filho, em solenidade que contou ainda com a presença do secretário Alexandre Ayres, dos deputados Isnaldo Bulhões Junior, Givaldo Carimbão e Rosinha da Adefal; do senador Renan Calheiros e do prefeito Isnaldo Bulhões.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
