Universidade do Nordeste conquista lugar em ranking das melhores do mundo
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) alcançou uma colocação no ranking do Times Higher Education World University 2018, que lista melhores universidades do mundo. No ranking, o centro pernambucano aparece em 14º lugar entre as 32 universidades brasileiras. O THE lista as mil maiores universidades do mundo e é a maior avaliação internacional do ensino superior.
Nesta edição do ranking, a UFPE ganhou duas posições em relação à publicação do ano passado, saltando da 16ª posição para a 14ª posição. “Mesmo em momentos de crise, como esse, a UFPE vem mantendo a estratégia de investir em projetos de pesquisa e em seus pesquisadores. O investimento contínuo, pela meritocracia, é o que garante esta posição de destaque nacional e internacional”, afirma o pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Ernani Carvalho. O dirigente lembra, ainda, que apenas três instituições do Nordeste figuram entre as 32 brasileiras no ranking.
Brasil na lista
O top 15 das melhores colocadas no ranking 2018 é formada pela USP, Unicamp, Unifesp, UFABC, UFItajubá, UFMG, UFRJ, UFRGS, PUC-Rio, Unesp, UnB, UFC, UFPel, UFPE e UFRN.
Dimensões
O THE avalia cinco dimensões, com um total de 13 indicadores. Segundo a pesquisa, a UFPE melhorou em quase todas as dimensões, não registrando aumento na dimensão ensino (relação professor/aluno, percentual de docentes doutores, percentual de funcionários doutores), tendo caído de 23,5 para 23,2. Na dimensão pesquisa (que avalia reputação, renda e produtividade), a nota passou de 5 para 9,1 de um ano para outro. Na dimensão citação (citações Scopus), a nota da UFPE foi 11,5 em 2017 e subiu para 14,6. Em visibilidade internacional, a nota era 32,1 e aumentou para 47,0. No caso de renda para a pesquisa, a nota foi de 18,5 para 20,4. No total, a nota da UFPE foi 18,5 em 2017, ficando em 24,4 em 2018.
Líderes
A lista deste ano é liderada por duas universidades do Reino Unido pela primeira vez. A Universidade de Oxford manteve o 1º lugar por segundo ano consecutivo, enquanto a Universidade de Cambridge pulou de 4º para a 2º colocação. Em geral, as instituições europeias ocupam metade dos 200 maiores lugares, com a Holanda e a Alemanha se juntando ao Reino Unido como países mais representados. Outra tendência notável é o aumento contínuo da China. O gigante asiático sedia duas universidades no top 30: Peking e Tsinghua. Em contraste, dois quintos das instituições dos EUA nos 200 maiores (29 de 62) caíram.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
