Empresária arapiraquense investe e ganha mercado em Alagoas
Para ampliar atuação, foco agora é investir em marketing
Antes mesmo de montar sua microempresa, a Nutrishop, Samyra Felisberto, de 35 anos, já sabia que ia ser empreendedora. Mas somente quando fez o Empretec, ela amadureceu a ideia do negócio.
“Queria tentar errar menos no começo”, confessa Samyra. Em 2010, com o planejamento em mãos, a farmacêutica, na companhia do marido, buscou apoio para abrir a empresa, pioneira na região de Arapiraca (AL), que trabalha com nutrição clínica e uma linha médica de curativos para hospital.
Samyra chegou a abrir uma pequena farmácia no bairro em que morava, antes de se estabelecer no mercado com a Nutrishop. O negócio, porém, não vingou.
“Esse entendimento do que é uma empresa veio com o apoio do Sebrae, com quem aprendi de 70% a 80% do que sei de gestão. Talvez meu negócio não existisse hoje se não fosse a instituição”, declara a empresária, que resolveu se preparar melhor antes de mudar de atividade.
Samyra participou de diversos eventos de nutrição, como congressos, onde fez relacionamento com profissionais de saúde; além de cursos e consultorias de gestão financeira, agricultura orgânica e capacitação empresarial, entre outros.
Hoje, a Nutrishop é especializada em produtos naturais e nutricionais – diet, light, orgânicos – e comidas voltadas para pessoas com doenças raras e restrição alimentar, e pacientes que precisam se alimentar por sondas (ingestão líquida ou em pó).
Também é representante de linhas clínicas de grandes marcas, como Nestlé e Danone. O público-alvo são clientes com prescrição médica e órgãos públicos.
Em 2013, a empresária venceu a etapa estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), que avalia negócios inscritos de todo o país em critérios como empreendedorismo, liderança e resultados.
Samyra destacou-se ainda no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, em que levou o troféu de prata, em 2014, ano em que também foi finalista do Prêmio Nacional de Inovação.
Para o futuro, a empreendedora pretende ampliar a linha de produtos médico-hospitalar, aumentar a força de vendas no estado, com foco em Maceió, fortalecer a marca e investir em marketing. “Preciso de estratégia para chegar ao consumidor, já que o mercado é muito específico”, explica.
SEBRAE 45 ANOS
A trajetória desta empresária e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. Em 2017, o Sebrae comemora 45 anos de atuação em defesa dos micro e pequenos empreendedores, que somam hoje 98,5/% do total de empresas do Brasil e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios.