Cinco setores promissores para empreender em 2015
Com a chegada do fim do ano, muita gente começa a pensar no que deseja para 2015. Se entre seus planos está montar o próprio negócio – seja como franquia ou como startup –, mas ainda não sabe exatamente em que área investir, confira a seguir algumas dicas de especialistas que apontam os setores mais promissores para o próximo ano.
Internet das coisas
Vinícius Machado, gestor de projetos da ABStartups, aposta no crescimento do mercado de internet das coisas. O conceito se refere a conectar itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Isto inclui desde eletrodomésticos até itens de uso pessoal, como tênis e óculos (caso do Google Glass). “O movimento maker está crescendo rapidamente no país, reforçando a criação de soluções de hardware e automação para objetos. Muitas startups estão começando a atacar problemas nesta área”, ressalta.
Tecnologia para o agronegócio
Vinícius destaca, ainda, a grande demanda por tecnologia entre as empresas do agronegócio. Para ele, muitos empreendedores deste setor estão olhando além do óbvio e buscando opções para aumentar a inteligência, reduzir custos e aumentar a qualidade de sua produção.
Alimentação
Já André Friedheim, diretor internacional da Associação Brasileira de Franchising (ABF), aposta que investir na alimentação é cada vez mais um bom negócio, pois o consumo de comida fora de casa está crescendo, especialmente nas grandes cidades. “O número de shoppings está aumentando bastante fora do eixo Rio-São Paulo, e as praças de alimentação são um componente muito valorizado neles, pois chamam muitos clientes para as lojas”, justifica.
Educação e treinamento
André também destaca os negócios ligados a educação e treinamento, sejam eles presenciais ou à distância, em áreas como inglês, computação, programação e cursos preparatórios para concursos públicos. “Com o mercado concorrido que temos hoje, as pessoas estão buscando se capacitar para ter um diferencial. Eles têm um apelo especialmente grande junto à classe C, que nos últimos anos ganhou acesso à faculdade e agora quer um algo a mais”, aponta.
Turismo e lazer
Finalmente, André aposta suas fichas no setor de turismo e lazer. Além do fato de o Brasil estar em evidência e se preparar para receber as Olimpíadas de 2016, ele acredita que esta área está se profissionalizando bastante. “Grandes redes hoteleiras chegaram ao país, adquirindo hotéis familiares, e elevando a qualidade a outro patamar. Além disso, o Brasil está recebendo muitas coisas de turismo corporativo, o que é um ótimo mercado”, encerra.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
