Sertão

Marx Beltrão viabiliza recursos para abastecimento de água no Sertão

Verbas do MDA para instalação de cisternas

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 19/10/2017 16h04
Marx Beltrão viabiliza recursos para abastecimento de água no Sertão
Ministro Marx Beltrão e Alexandre Ayres, secretário da Semarh - Foto: Agência Alagoas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) já tem assegurada a quantia de R$ 3 milhões para viabilizar investimentos que ampliam o acesso à agua nos municípios localizados no Sertão alagoano.

A garantia da liberação da verba foi dada pelo ministro do Turismo e deputado federal licenciado, Marx Beltrão, ao titular da Semarh, Alexandre Ayres, esta semana. Os recursos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDA) para a primeira etapa do Projeto Microssistema Simplificado de Água em Regime de Tecnologia Social.

Segundo o secretário Alexandre Ayres, a proposta é instalar sistemas simplificados de abastecimento a partir das águas do Canal do Sertão.

“O Canal do Sertão já tem 125 quilômetros com água e este recurso anunciado pelo ministro Marx Beltrão só reitera o compromisso do Governo de Alagoas em seguir contemplando as famílias com água de qualidade, contínua e diária”, destaca o secretário.

Para chegar a esta fase, o projeto já havia sido apresentado ao governador Renan Filho pelo secretário Alexandre Ayres, bem como pelo ministro Marx Beltrão. Em resposta, o Governo deu garantias de que o Estado também irá arcar com a contrapartida.

O ministro Marx Beltrão ressaltou que os valores conseguidos junto ao Governo Federal são fundamentais para que a população que ainda sofre com os efeitos da estiagem tenha meios de conseguir água durante os períodos em que o clima não favorece.

“Fico muito feliz em conseguir garantir que a água chegue a quem mais precisa. A iniciativa será desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos”, diz o ministro.

Nesta primeira etapa do projeto, os municípios contemplados são Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Inhapi, Olho d'Água do Casado, Piranhas, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Canapi, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Dois Riachos, Igaci, Major Izidoro, Jaramataia, Batalha, Olivença, Olho D' Água das Flores, Monteirópolis, Craíbas, Carneiros, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Minador do Negrão, Mata Grande, São Sebastião, Estrela de Alagoas, Traipu e Cacimbinhas.