Marx Beltrão apresenta ações de combate à exploração infantil no Turismo
Seminário realizado em Maceió discute ações de defesa, legislação e trabalho infantil
Prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos do turismo será o tema abordado pelo ministro do Turismo, Max Beltrão, no I Seminário de Formação para Profissionais que Integram a Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente, em Maceió. O evento é realizado pela Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Alagoas (ACECTAL) e terá três dias de programação, desta quarta-feira (20) até a sexta-feira (22).
Cerca de 400 pessoas estarão presentes para debater medidas de proteção e prevenção de crimes ligados às crianças e aos adolescentes no país. As apresentações serão feitas por membros do judiciário, assistentes sociais, professores, escritores, estudantes, conselheiros tutelares e representantes da sociedade civil.
O ministro do Turismo fará a palestra de abertura do Seminário e falará sobre o turismo relacionado à infância e sustentabilidade. Desde 2004, o MTur conta com o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), que tem como objetivo prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, com investimentos de mais de R$ 32 milhões.
“Não podemos permitir que crianças e adolescentes sejam alvos de crimes. A Política Nacional do Turismo tem como uma de suas metas o combate às atividades relacionadas aos abusos de natureza sexual e, para isso, precisamos debater o assunto, trazer soluções de prevenção e proteção, além de punir os envolvidos”, explica Marx Beltrão. “Na dúvida, denuncie no Disque 100, que os órgãos competentes tomarão as providências necessárias”, finaliza o ministro.
Dentro da política de prevenção à exploração sexual, o Ministério adota medidas como campanhas publicitárias, apoio a emendas parlamentares para políticas públicas de combate aos crimes e seminários de sensibilização sobre o tema. Além disso, a pasta é responsável pela produção e divulgação do Manual do Multiplicador, um material que contém orientações sobre o tema no âmbito do turismo, voltado para professores, gestores públicos, líderes comunitários, organizações não governamentais e demais profissionais do setor.
Internet como aliada
A internet é a ferramenta escolhida para veiculação da campanha de sensibilização contra a exploração de crianças e adolescentes. Criada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), a campanha teve como foco o carnaval de 2017. A ação foi realizada em apoio a campanha Proteger, Respeitar e Garantir - Todos Juntos pelos Direitos das Crianças, do Ministério dos Direitos Humanos.
Os vídeos estão disponíveis no canal do Ministério do Turismo no Youtube e também por meio de parceiros, como secretarias estaduais e municipais de turismo, organizações corporativas e institucionais que representam os diferentes segmentos turísticos.
Veja também
Últimas notícias
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
