Jovens cientistas alagoanos participam da maior feira tecnológica da América Latina
O evento terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros.
Alunos de Arapiraca e Cacimbinhas, municípios no Agreste de Alagoas, representam o Estado na 32ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo (RS), entre os dias 23 e 27 de outubro.
O evento, que vai acontecer no centro de eventos da Fenac, é considerado a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico.
Cerca de 20 países e representantes de todos os estados brasileiros participarão da Mostra, que é de responsabildiade e organização da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
É Alagoas!
A estudante Valdenice Maria da Silva apresenta um estudo comparativo do uso de biofertilizante aeróbio nos cultivos de coentro e feijão. Os resultados obtidos pela aluna da Escola Estadual Muniz Falcão, em Cacimbinhas (AL), mostram um incremento na produtividade a partir do uso do fertilizante. O trabalho foi orientado pelos professores Jenivaldo Lisboa de Araújo e Denis Uiliam Cândido do Carmo.
Da mesma escola outro projeto representa a cidade de Cacimbinhas. Os alunos Paulo Antônio Neves de Oliveira, Isaías Victor Melo dos Santos e Amanda Ferro de Melo fizeram uma avaliação do efeito clarificante de um creme dental produzido a base juá. Eles também tiveram a orientação do professor Jenivaldo Lisboa de Araújo com coorientação do professor André Pereira de Souza.
Representando Arapiraca (AL), os estudantes Gabriel Soares da Silva e Clarice Soares Alcântara apresentam uma pesquisa na qual desenvolveram um suplemento alimentício natural para aves de corte a partir das sementes da jaca e da erva daninha beldroega. Eles contaram com o apoio das professoras Nadja Maria Alves de Souza e Etelvina Janiete Barros Carnaúba Veras, da Escola Estadual de Educação Básica Professora Izaura Antônia de Lisboa
Também dessa escola, as estudantes Wanessa Kelly de Lima, Maria Carolyne Lopes Lima e Maria Beatriz de Macedo Góis de Barros apresentam uma pomada desenvolvida a partir de de espécies vegetais, para cicatrização das lesões cutâneas contraídas pelos portadores de diabetes. Elas tiveram com a orientação dos professores Nadja Maria Alves de Souza, Kelly Barbosa da Silva e Geovanne Leite de Carvalho
Mostratec
A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 670 projetos (420 da Mostratec e 250 da Mostratec Júnior) distribuídos em 13 diferentes áreas.
Além do Brasil, participam estudantes de 19 países: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Tunísia, Turquia, Ucrânia e Uruguai.
Paralelamente ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.
A Mostratec acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A feira vai estar aberta ao público nos dias 24, 25 e 26 de outubro das 13h30 às 21h, com entrada franca. Os organizadores estimam receber público visitante de 40 mil pessoas.
Mais informações em www.mostratec.com.br.
ESCOLAS E PROJETOS DO AGRESTE ALAGOANO
Escola Estadual Muniz Falcão
Projeto: Estudo comparativo do uso de biofertilizante aeróbio nos cultivos de coentro (Coriandrum sativum L.) e feijão (Phaseolus vulgaris L.)
Aluna: Valdenice Maria da Silva
Orientadores: Jenivaldo Lisboa de Araújo e Denis Uiliam Cândido do Carmo
Escola Estadual Muniz Falcão
Projeto: Avaliação do efeito clarificante de um creme dental produzido a base juá (Ziziphus joazeiro M.)
Alunos: Paulo Antônio Neves de Oliveira, Isaías Victor Melo dos Santos e Amanda Ferro de Melo
Orientadores: Jenivaldo Lisboa de Araújo e André Pereira de Souza
Escola Estadual Professora Izaura Antonia de Lisboa
Projeto: Produção de pomada a partir de espécies vegetais, para cicatrização das lesões cutâneas contraídas pelos portadores de diabetes
Alunas: Wanessa Kelly de Lima, Maria Carolyne Lopes Lima e Maria Beatriz de Macedo Góis de Barros
Orientadores: Nadja Maria Alves de Souza, Kelly Barbosa da Silva e Geovanne Leite de Carvalho
Escola Estadual Professora Izaura Antonia de Lisboa
Projeto: Elaboração de suplemento alimentício natural para aves de corte a partir das sementes da jaca (artocapus heterophyllus) e da erva daninha beldroega (portulaca oleracea)
Alunos: Gabriel Soares da Silva e Clarice Soares Alcântara
Orientadores: Nadja Maria Alves de Souza, Etelvina Janiete Barros Carnaúba Veras
Últimas notícias
Mulher tenta atacar três pessoas com faca durante confusão em conjunto residencial de Rio Largo
Força Tática desarticula esquema de tráfico e apreende mais de 60 kg de drogas em Alagoas
Prefeito de Coité do Nóia critica falta de tomógrafo no Hospital de Emergência do Agreste
'Desconvite' para fumar pedra de crack termina em ameaça e destruição de portão em Porto Calvo
Jovem é preso por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar em Matriz de Camaragibe
Homem de 45 anos é socorrido após capotamento na Al-220, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
