Escolas estaduais levam 17 projetos para Feira de Ciência e Tecnologia em Recife
Evento acontece de 19 a 23 de setembro e contará com 187 projetos do Brasil e do exterior

As escolas Ana Lins (São Miguel dos Campos), Nossa Senhora da Conceição (Lagoa da Canoa) e Marcos Antônio (Maceió) representarão a rede estadual alagoana na 13ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), uma das mais importantes exposições científicas da região e do país, que acontece de 19 a 23 de setembro, em Recife (PE).
Ao todo, Alagoas leva 28 projetos para o evento, sendo 17 da rede estadual e 11 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Ao todo foram 187 trabalhos inscritos.
O grupo de 39 alunos e 8 professores partiu do Cepa, nesta segunda-feira (18), rumo à capital pernambucana e viajou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os trabalhos refletem preocupações sociais e ambientais dos estudantes em relação à região onde vivem, como também abordam aspectos históricos e culturais do estado de Alagoas.
Oportunidade - Com nove trabalhos inscritos, a Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, leva projetos nas áreas de Química, Ciências e História de Alagoas.
“Alguns projetos são inéditos e outros já foram expostos e até premiados em outras feiras, a exemplo da Feceal e da Expoceti, esta última também em Pernambuco. Todos refletem a realidade de nossa região e de nosso Estado e fico muito contente em podermos compartilhar com o restante do país os projetos que desenvolvemos no nosso ensino médio”, frisa a professora Luciana Tener, da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição.
Já a Escola Estadual Marcos Antônio leva para o evento seis trabalhos, dentre eles, os vencedores da edição 2017 da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) – o projeto sobre produção de cosméticos cicatrizantes à base de barbatimão - e da edição 2016 da Experiment-AL – pesquisa sobre produção de plástico biodegradável a partir da casca da mandioca.
“Estes projetos têm uma forte preocupação com a sustentabilidade e foram desenvolvidos de forma a refletirem uma demanda de toda a região Nordeste. Ficamos muito felizes de poder apresentá-los em uma feira do porte da Fenecit”, conta a estudante Sinara Ervely, aluna da 2ª série do ensino médio integral.
Alagoanidade
A Escola Estadual Ana Lins vai expor dois projetos, um na área de robótica, sobre o reaproveitamento de água de ar condicionado para irrigação, vencedor da última Mostra de Robótica Estudantil, e outro sobre o estudo de variação linguística e gênero narrativo com base na obra ‘Alexandre e outros heróis’, de Graciliano Ramos.
“Quisemos aproximar o estudo da Língua Portuguesa do cotidiano de nossos alunos e, por meio da obra de Graciliano, abordar costumes nordestinos e evidenciar a nossa alagoanidade. Por sinal, este foi um dos projetos trabalhados na escola em comemoração aos 200 anos de Alagoas”, explica a professora Charline Tenório.
Veja também
Últimas notícias
Justiça concede liberdade a influenciador acusado de agredir ex-companheira em Maceió

Agricultores do município de Japaratinga recebem sementes de milho e feijão

Casal é preso por ofensas racistas contra mulher na frente da polícia em Maceió

Homem sai para beber e é assassinado a tiros na zona rural do município de Taquarana

ICMBIo aplica mais de R$ 200 mil em multas de fiscalização na Costa dos Corais

Idosa é agredida pelo marido embriagado no município de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
