Escolas estaduais levam 17 projetos para Feira de Ciência e Tecnologia em Recife
Evento acontece de 19 a 23 de setembro e contará com 187 projetos do Brasil e do exterior

As escolas Ana Lins (São Miguel dos Campos), Nossa Senhora da Conceição (Lagoa da Canoa) e Marcos Antônio (Maceió) representarão a rede estadual alagoana na 13ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), uma das mais importantes exposições científicas da região e do país, que acontece de 19 a 23 de setembro, em Recife (PE).
Ao todo, Alagoas leva 28 projetos para o evento, sendo 17 da rede estadual e 11 do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Ao todo foram 187 trabalhos inscritos.
O grupo de 39 alunos e 8 professores partiu do Cepa, nesta segunda-feira (18), rumo à capital pernambucana e viajou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os trabalhos refletem preocupações sociais e ambientais dos estudantes em relação à região onde vivem, como também abordam aspectos históricos e culturais do estado de Alagoas.
Oportunidade - Com nove trabalhos inscritos, a Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, leva projetos nas áreas de Química, Ciências e História de Alagoas.
“Alguns projetos são inéditos e outros já foram expostos e até premiados em outras feiras, a exemplo da Feceal e da Expoceti, esta última também em Pernambuco. Todos refletem a realidade de nossa região e de nosso Estado e fico muito contente em podermos compartilhar com o restante do país os projetos que desenvolvemos no nosso ensino médio”, frisa a professora Luciana Tener, da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição.
Já a Escola Estadual Marcos Antônio leva para o evento seis trabalhos, dentre eles, os vencedores da edição 2017 da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) – o projeto sobre produção de cosméticos cicatrizantes à base de barbatimão - e da edição 2016 da Experiment-AL – pesquisa sobre produção de plástico biodegradável a partir da casca da mandioca.
“Estes projetos têm uma forte preocupação com a sustentabilidade e foram desenvolvidos de forma a refletirem uma demanda de toda a região Nordeste. Ficamos muito felizes de poder apresentá-los em uma feira do porte da Fenecit”, conta a estudante Sinara Ervely, aluna da 2ª série do ensino médio integral.
Alagoanidade
A Escola Estadual Ana Lins vai expor dois projetos, um na área de robótica, sobre o reaproveitamento de água de ar condicionado para irrigação, vencedor da última Mostra de Robótica Estudantil, e outro sobre o estudo de variação linguística e gênero narrativo com base na obra ‘Alexandre e outros heróis’, de Graciliano Ramos.
“Quisemos aproximar o estudo da Língua Portuguesa do cotidiano de nossos alunos e, por meio da obra de Graciliano, abordar costumes nordestinos e evidenciar a nossa alagoanidade. Por sinal, este foi um dos projetos trabalhados na escola em comemoração aos 200 anos de Alagoas”, explica a professora Charline Tenório.
Veja também
Últimas notícias

Ação integrada prende foragido da Justiça após abordagem veicular no Benedito Bentes

Vândalos picham muro em área recém revitalizada no bairro do Jacintinho

Secdef retoma 3º Festival Estadual da Inclusão em Arapiraca nesta sexta-feira (18)

Briga entre mulheres acaba com duas pessoas esfaqueadas em Colônia Leopoldina

Trabalhador fica ferido após desabamento de muro no bairro da Pajuçara

Mulher fica com medo após vizinho invadir residência e agredi-la em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
