Traipu é o 38º município a encerrar atividade de lixão em Alagoas
Medida atende Política Nacional de Resíduos Sólidos
A prefeitura de Traipu encerrou nesta segunda-feira (23) as atividades do lixão do município localizado na região do Baixo São Francisco alagoano, conforme divulgação do Instituto de Meio Ambiente (IMA) do Estado de Alagoas.
O prefeito Eduardo Tavares se reuniu com o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, na sede do órgão de defesa ambiental para formalizar o encerramento e estabelecer parceria de projetos no município.
Com o encerramento do lixão de Traipu, Alagoas completa o número de 38 vazadouros com atividades encerradas.
A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na lei nº 12.305/10, que obriga as prefeituras a buscarem alternativas para a destinação adequada do lixo.
Ainda segundo o IMA, os resíduos produzidos pelo município passarão a ser destinados à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Agreste, reduzindo, com a tecnologia utilizada na CTR, o impacto ambiental causado pela decomposição destes resíduos.
Para Gustavo Lopes, o encerramento dos lixões é um dos principais desafios para os novos gestores, ocasionando problemas ambientais, sociais e ecológicos.
“Os desafios são enormes, porém necessários. Não é aceitável municípios manterem lixões nos dias atuais. Antes de assumirmos o IMA, tínhamos apenas um município destinando corretamente. As prefeituras têm sido notificadas e grande parte deles entende a necessidade de resolver esse problema”, comentou Gustavo Lopes.
Ainda este ano, há perspectiva do encerramento de no mínimo outros cinco lixões com a implantação de três áreas de transbordo para atender os municípios que integram o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste).
Além do encerramento do lixão, a prefeitura de Traipu firmou uma parceria com o IMA para a adesão do programa Alagoas Mais Verde, que irá auxiliar na arborização do município.
Últimas notícias
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
