Traipu é o 38º município a encerrar atividade de lixão em Alagoas
Medida atende Política Nacional de Resíduos Sólidos
A prefeitura de Traipu encerrou nesta segunda-feira (23) as atividades do lixão do município localizado na região do Baixo São Francisco alagoano, conforme divulgação do Instituto de Meio Ambiente (IMA) do Estado de Alagoas.
O prefeito Eduardo Tavares se reuniu com o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, na sede do órgão de defesa ambiental para formalizar o encerramento e estabelecer parceria de projetos no município.
Com o encerramento do lixão de Traipu, Alagoas completa o número de 38 vazadouros com atividades encerradas.
A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na lei nº 12.305/10, que obriga as prefeituras a buscarem alternativas para a destinação adequada do lixo.
Ainda segundo o IMA, os resíduos produzidos pelo município passarão a ser destinados à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Agreste, reduzindo, com a tecnologia utilizada na CTR, o impacto ambiental causado pela decomposição destes resíduos.
Para Gustavo Lopes, o encerramento dos lixões é um dos principais desafios para os novos gestores, ocasionando problemas ambientais, sociais e ecológicos.
“Os desafios são enormes, porém necessários. Não é aceitável municípios manterem lixões nos dias atuais. Antes de assumirmos o IMA, tínhamos apenas um município destinando corretamente. As prefeituras têm sido notificadas e grande parte deles entende a necessidade de resolver esse problema”, comentou Gustavo Lopes.
Ainda este ano, há perspectiva do encerramento de no mínimo outros cinco lixões com a implantação de três áreas de transbordo para atender os municípios que integram o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste).
Além do encerramento do lixão, a prefeitura de Traipu firmou uma parceria com o IMA para a adesão do programa Alagoas Mais Verde, que irá auxiliar na arborização do município.
Últimas notícias
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
