Traipu é o 38º município a encerrar atividade de lixão em Alagoas
Medida atende Política Nacional de Resíduos Sólidos
A prefeitura de Traipu encerrou nesta segunda-feira (23) as atividades do lixão do município localizado na região do Baixo São Francisco alagoano, conforme divulgação do Instituto de Meio Ambiente (IMA) do Estado de Alagoas.
O prefeito Eduardo Tavares se reuniu com o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, na sede do órgão de defesa ambiental para formalizar o encerramento e estabelecer parceria de projetos no município.
Com o encerramento do lixão de Traipu, Alagoas completa o número de 38 vazadouros com atividades encerradas.
A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na lei nº 12.305/10, que obriga as prefeituras a buscarem alternativas para a destinação adequada do lixo.
Ainda segundo o IMA, os resíduos produzidos pelo município passarão a ser destinados à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Agreste, reduzindo, com a tecnologia utilizada na CTR, o impacto ambiental causado pela decomposição destes resíduos.
Para Gustavo Lopes, o encerramento dos lixões é um dos principais desafios para os novos gestores, ocasionando problemas ambientais, sociais e ecológicos.
“Os desafios são enormes, porém necessários. Não é aceitável municípios manterem lixões nos dias atuais. Antes de assumirmos o IMA, tínhamos apenas um município destinando corretamente. As prefeituras têm sido notificadas e grande parte deles entende a necessidade de resolver esse problema”, comentou Gustavo Lopes.
Ainda este ano, há perspectiva do encerramento de no mínimo outros cinco lixões com a implantação de três áreas de transbordo para atender os municípios que integram o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano (Conagreste).
Além do encerramento do lixão, a prefeitura de Traipu firmou uma parceria com o IMA para a adesão do programa Alagoas Mais Verde, que irá auxiliar na arborização do município.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
