Semarh encerra mais um lixão, desta vez em Olho d´Água Grande
Estado já conta com 39 lixões finalizados desde o planejamento iniciado em 2015

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) encerrou, nesta quinta-feira (16), o 39° lixão nos municípios do interior alagoano. Desta vez, a Prefeitura de Olho d´Água Grande, localizada na região Agreste, garantiu um importante passo para a gestão adequada dos resíduos sólidos.
Na solenidade para o fechamento do lixão, representantes do município, da Semarh e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram presentes.
O secretário Alexandre Ayres destacou a projeção recebida pelo Estado de Alagoas ao seguir um planejamento para gerir corretamente os resíduos e promover a pauta sustentável junto aos municípios.
“Até o final de 2014, apenas a capital Maceió destinava seus resíduos para um aterro sanitário construído na própria cidade. A partir de 2015, o Governo de Alagoas passou a planejar o encerramento dos lixões nas cidades. A Semarh atuou na construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e entregou às prefeituras os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos. Ao dar cumprimento ao que esses mecanismos preconizam, o Estado já conta com 39 lixões fechados”, contextualizou o secretário.
O resíduo gerado pelo município de Olho d´Água Grande será enviado para a Central de Tratamento localizada em Craíbas.
Municípios sem lixões
Atualmente, as cidades que destinam adequadamente seus resíduos e encerraram seus lixões são: Olho d' Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte, Pão de Açúcar, Maravilha, Palestina, Cacimbinhas e Dois Riachos, na região do Sertão.
No Agreste, as cidades são Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Nóia, Igaci, Taquarana; Craíbas, São Sebastião, Lagoa da Canoa, Junqueiro, Feira Grande, Girau do Ponciano, Paulo Jacinto, Traipu, Campo Alegre e Olho d´Água Grande.
Os municípios da Região Metropolitana também encerraram os lixões. São eles: Pilar, Santa Luzia do Norte, Atalaia, Marechal Deodoro, Satuba, Messias, Mar Vermelho, Rio Largo e Coqueiro Seco.
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
