Hospital Regional do Alto Sertão será construído em Delmiro Gouveia
Governador anunciou abertura de licitação para obra orçada em R $ 35 milhões

O governador Renan Filho anunciou nesta sexta-feira (24), em Delmiro Gouveia, o lançamento do processo de licitação para a construção do Hospital Regional do Alto Sertão. A boa notícia para o povo sertanejo de Alagoas veio durante a abertura do segundo dia da 8ª edição do Governo Presente.
O Hospital Regional do Alto Sertão está orçado em R$ 35 milhões. "Trata-se do maior investimento em saúde pública da história dessa região, que vai estruturá-la para cuidar melhor das pessoas - das crianças aos idosos - passando pelas gestantes. Uma coisa que me incomodava bastante era que para as pessoas dessa região o hospital de referência ficava em Paulo Afonso. Então, por que Alagoas não pode ter um hospital de referência? Agora vai ter aqui em Delmiro Gouveia! Teremos com o novo hospital, todos os exames laboratoriais e de imagens, além de leitos de UTI", citou o governador.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, o Hospital Regional do Alto Sertão será dotado de 123 leitos, construído à margem da AL-145, em terreno doado pela prefeitura de Delmiro Gouveia.
"Será um equipamento que fará com que o contribuinte se orgulhe de pagar seus impostos, pois saberá que os tributos estão sendo bem empregados na melhoria da saúde pública", destacou o secretário.
Outros três hospitais estão sendo construídos em Alagoas: dois em Maceió (Metropolitano e da Mulher) e um em Porto Calvo (Regional do Norte). O Governo do Estado vai construir ainda o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares.
Trade turístico
O segundo dia de Governo Presente no Alto Sertão teve início com um café da manhã no Restaurante Bode na Brasa, em Delmiro Gouveia, que reuniu o trade turístico, o governador e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.
Na oportunidade, eles ouviram os pleitos dos empresários e apresentaram as ações executadas em prol da atividade turística no Alto Sertão alagoano."O turismo aqui é muito importante. Por onde a gente anda, ver novos hotéis e pousadas e o turismo vai seguir crescendo nessa região. É um caminho sem volta, porque as belezas naturais daqui são incontestáveis e diferentes. Isso gera emprego e dinamiza a economia", avaliou Renan Filho.
O governador e o secretário também entregaram carteiras aos artesãos de Delmiro Gouveia. Em todo o Governo Presente, serão fornecidos mais de 40 documentos. As carteiras garantem isenção de ICMS na emissão de notas fiscais avulsas e maior facilidade para aquisição de maquinetas para vendas com cartões de crédito e débito.
Ainda durante o evento no Restaurante Bode na Brasa, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), em parceria com a Sedetur, realizou o lançamento da unidade do Juceal Express do município de Água Branca. Com os postos descentralizados, a Junta Comercial amplia o atendimento ao empresariado do Alto Sertão, que, atualmente, possui unidade apenas em Delmiro Gouveia.
O evento foi prestigiado pelo prefeito deste município, padre Eraldo Cordeiro e por prefeitos de outras cidades da região, além do senador Renan Calheiros, dos deputados estaduais Ronaldo Medeiros e Inácio Loyola e federal, Roseane Cavalcante; secretários estaduais, dentre outras autoridades.
Mais ações
No Centro da cidade, na Praça Nossa Senhora do Rosário, o governador e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, fizeram a entrega de 132 projetos individualizados para Módulos Irrigados de Produção e Aprendizagem (MIPAS) e de 50 Kits de irrigação, além de uma máquina plantadeira de grãos e um trator com grade aradora.
Foi assinado o termo de fomento para implantação do Centro de Produção de Forragens Irrigadas no Canal do Sertão. Um trator também foi entregue.
Ainda em Delmiro Gouveia, o governador entregou a Central de Interpretação de Libras (CIL) e um veículo. De toda a população alagoana, aproximadamente 6% possui algum tipo de deficiência auditiva. No Sertão, mais precisamente, 24.275 mil pessoas possuem este tipo de deficiência.
"Portanto, percebe-se a necessidade de implantar em Delmiro Gouveia uma Central de Interpretação de Libras, pois de acordo com o Censo de 2010, foi o município do Sertão com o maior número de casos de deficiência auditiva", considerou Renan Filho.
O prefeito padre Eraldo e o governador assinaram, ainda, o termo de intenção para realizar convênio com o município destinado à construção do Matadouro Regional de Delmiro Gouveia, orçado em R$ 4 milhões. A obra vai inibir o abate clandestino e fornecer carne inspecionada de boa qualidade para o consumo.
Veja também
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
