Importância de Arapiraca para saúde da região é lembrada durante seminário
Durante abertura do Seminário sobre Vigilância dos Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico na manhã desta sexta-feira (24), a secretária Aurélia Fernandes afirmou que pensar na saúde de Arapiraca é pensar na saúde de outros 46 municípios da região, que convergem para a cidade, considerada um polo na oferta de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quando pensamos na Saúde de Arapiraca pensamos na saúde de todos os municípios da segunda macrorregião de saúde, formada por 46 municípios. Por sermos uma cidade polo, de uma forma ou de outra, esses municípios acabam convergindo para cá”, frisou a secretária.
O seminário, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest estadual), aconteceu nas dependências do auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA) e contou com o apoio da Prefeitura de Arapiraca e participação do Cerest local. O público-alvo foram coordenadores da atenção primária, vigilância em saúde, vigilância epidemiológica e núcleos de vigilância hospitalar.
De acordo com a supervisora do Cerest Alagoas, Gardênia Freitas, os acidentes com exposição a materiais biológicos representam 33% de todos os acidentes de trabalhos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
O maior risco desse tipo de acidente, que acometem principalmente técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e enfermeiros, é a transmissão de mais de 20 patógenos, ou seja, organismos capazes de causar doença em um hospedeiro. As principais doenças são o HIV, as hepatites B e C, entre outras.
PROTOCOLO
Durante o seminário ainda foram distribuídos os Protocolos de Atendimento, que servirão para subsidiar e qualificar a atuação dos profissionais, tendo em vista a adoção de medidas e iniciativas capazes de prevenir esse tipo de ocorrência, reduzindo ao máximo seus riscos e consequências. O protocolo abrange ainda o diagnóstico, as condutas, medidas preventivas e a notificação da exposição a material biológico, além do manejo clínico, do uso da profilaxia pós-exposição, bem como a orientação e o seguimento da pessoa exposta.
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Caminhões movidos a GNV são apresentados por Algás e Scania em evento na Capital alagoana
Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%
Placa solar provoca incêndio em marcenaria no bairro do Feitosa, em Maceió
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
