Ministro alagoano assegura recursos para captação no Canal do Sertão

O ministro alagoano do Turismo, Marx Beltrão, garantiu R$ 15 milhões para implantação de tecnologia social de acesso à água no Sertão de Alagoas. A audiência aconteceu nesta quarta-feira (29), no Ministério do Desenvolvimento Social.
“Ter água na torneira é um sonho do povo sertanejo desde quando era criança. Não faz sentido existir esse canal, onde se investiu milhões, e as comunidades vizinhas ainda dependerem do caminhão-pipa para consumir água”, argumenta Beltrão.
Serão vinte e oito povoados às margens do Canal do Sertão, beneficiados com água encanada a partir dos microssistemas de captação. O convênio foi assinado com o ministro Osmar Terra e o secretário estadual de Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.
Beltrão destacou, ainda, que a pasta tem atendido o estado em diversos programas sociais, como o Programa do Leite e o Programa de Aquisição de Alimentos. “Essas iniciativas têm sido viabilizadas graças à parceria do ministro Osmar e à sensibilidade com os pleitos de Alagoas”, avalia.
O ministro Osmar Terra salientou que, apesar dos desafios enfrentados no orçamento, as ações sociais são prioritárias e estão sendo mantidas e ampliadas.
“É inadmissível que passe água do Canal do Sertão bem próximo a esses povoados e as famílias não tenham acesso. Isso agora vai mudar”, ressalta.
À frente do convênio em Alagoas, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, explica que os sistemas de captação unem eficiência e baixo custo.
“Os microssistemas atendem com mais qualidade o povo sertanejo e aposentam de vez os caminhões-pipa, que fazem um trabalho paliativo na questão de acesso à água. Isso a um custo menor”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias

Após várias advertências, Prefeitura de Penedo apreende pescados impróprios na feira livre

"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu

Eventos modificam trânsito da capital neste fim de semana

Videomonitoramento ajuda Guarda Civil a prender homem após agressão contra mulher em Palmeira

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, será palestrante no maior festival de educação do Brasil

‘Justiça não é tola, mas exige indícios’, diz defesa de Bolsonaro em resposta a Moraes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
