Ministro alagoano assegura recursos para captação no Canal do Sertão
O ministro alagoano do Turismo, Marx Beltrão, garantiu R$ 15 milhões para implantação de tecnologia social de acesso à água no Sertão de Alagoas. A audiência aconteceu nesta quarta-feira (29), no Ministério do Desenvolvimento Social.
“Ter água na torneira é um sonho do povo sertanejo desde quando era criança. Não faz sentido existir esse canal, onde se investiu milhões, e as comunidades vizinhas ainda dependerem do caminhão-pipa para consumir água”, argumenta Beltrão.
Serão vinte e oito povoados às margens do Canal do Sertão, beneficiados com água encanada a partir dos microssistemas de captação. O convênio foi assinado com o ministro Osmar Terra e o secretário estadual de Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.
Beltrão destacou, ainda, que a pasta tem atendido o estado em diversos programas sociais, como o Programa do Leite e o Programa de Aquisição de Alimentos. “Essas iniciativas têm sido viabilizadas graças à parceria do ministro Osmar e à sensibilidade com os pleitos de Alagoas”, avalia.
O ministro Osmar Terra salientou que, apesar dos desafios enfrentados no orçamento, as ações sociais são prioritárias e estão sendo mantidas e ampliadas.
“É inadmissível que passe água do Canal do Sertão bem próximo a esses povoados e as famílias não tenham acesso. Isso agora vai mudar”, ressalta.
À frente do convênio em Alagoas, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, explica que os sistemas de captação unem eficiência e baixo custo.
“Os microssistemas atendem com mais qualidade o povo sertanejo e aposentam de vez os caminhões-pipa, que fazem um trabalho paliativo na questão de acesso à água. Isso a um custo menor”, concluiu.

Veja também
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
