Dados mostram melhora na segurança dos municípios do Sertão de Alagoas

Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), de janeiro a novembro deste ano as polícias do Sertão apreenderam 2.186 quilos de maconha e 500 gramas de cocaína, muito mais do que em 2016, quando a quantidade de drogas apreendidas não chegou a 10% do total já registrado este ano. Além disso, em 2017 houve redução de 3,1% no número de roubo de motocicletas e aumento de 77,8% no número de prisões em flagrante.
A 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª RISP) é composta por 27 municípios, que se estendem de Santana do Ipanema a Mata Grande e de Pão de Açúcar a Delmiro Gouveia. São responsáveis pela segurança da região o 7º e 9º Batalhão da Polícia Militar, além dos batalhões especializados, o Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e a Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes) e mais recente, a Força Tarefa de Segurança Pública. Além deles, há atuação das Delegacias Regionais de Polícia Civil e dos Distritos Policiais situados nos municípios.
Um dos batalhões que contribuíram para o sucesso das ações na região foi a Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes-Caatinga). Ela é considerada o batalhão de elite da caatinga alagoana por atuar enfrentando assaltantes de bancos e traficantes de drogas. Junto com as demais forças policiais que atuam na região, a Copes vem conseguindo realizar prisões, diminuir roubos e dar mais sensação de segurança aos sertanejos.
Para o secretário em exercício da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior, os investimentos na região serão muito importantes para dar continuidade às ações integradas de combate ao crime na região.
“A Copes tem ajudado muito a Polícia Militar e por ser especializada tem fundamental importância para a região. A Força Tarefa, que agora atuará em Delmiro Gouveia e Mata Grande, também será muito importante, assim como o Cisp, que trará benefícios não só para a população como também aos policiais civis e militares que irão trabalhar lá”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias

Ônibus da Seprev levará serviços essenciais à população de Mata Grande

MP aponta 'falha técnica' em processo que resultou na soltura de Marcello Gusmão

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
