Mais de 600 serviços do Estado podem ser consultados on-line

Modernizar cada vez mais o serviço público alagoano, por meio de soluções criativas e de baixo custo, é uma das metas do Estado. Um exemplo disso é o Guia de Serviços do Governo, plataforma on-line que vem facilitando a vida da população que busca uma mãozinha na internet quando o assunto é procurar informações sobre os atendimentos prestados pela máquina pública. Só neste ano, dados sobre mais de 600 serviços do Governo foram cadastrados no site e estão disponíveis para consulta.
A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e atualizada em parceria com diversos órgãos e instituições públicas, funciona como um catálogo de informações. Por meio de um layout intuitivo, o cidadão pode ter acesso a diversos dados sobre os mais variados serviços prestados pelo Estado de Alagoas.
De acordo com o superintendente da Produção da Informação e do Conhecimento da pasta, Thiago Ávila, mais de 800 unidades de atendimento já fazem parte da plataforma.
“São 36 órgãos e entidades envolvidas nessa tarefa de promover mais praticidade à vida do alagoano. O intuito do Guia é, justamente, acabar com a duplicidade de informações na internet no que se refere à prestação de serviço pelo Governo e oferecer um canal confiável e atualizado, onde o cidadão pode sanar suas dúvidas antes de ir ao órgão em questão”, explica.
Na plataforma, a busca é simples e os usuários podem procurar as informações necessárias pelo caminho que preferirem: pelo tipo de serviço ou por órgão. Ao clicar no serviço é possível saber quem pode realizá-lo, as etapas que o cidadão deve seguir, o local de atendimento e demais informações.
“Atualmente, dentre os serviços catalogados no nosso site, 279 são da área de saúde e 118 estão relacionados à documentação. Além deles, os serviços das temáticas de economia e finanças, transporte e água e saneamento também fazem parte dos que estão em maior número na ferramenta”, afirma.
Segundo o superintendente, os órgãos que mais disponibilizaram serviços no site foram a Secretaria de Estado da Educação (Sesau), com 243 informações; Secretaria da Fazenda (Sefaz), com 53, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), com 42, e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), com 38.
“É um trabalho de parceria e que facilita os trâmites não só para o público final, otimizando o trabalho dos próprios órgãos, porque as pessoas já passam a contar com o Guia e conferem seus documentos antes de serem atendidas. Estamos indo para a quarta fase de implementação do site no Estado, e os serviços de mais de 27 instituições serão incorporados à plataforma, que deve ficar ainda mais completa para os usuários”, pontua.
Ainda de acordo com os dados da Seplag, o serviço que mais vem tendo acessos no Guia é a 2ª Via de Carteira Nacional de Habilitação. Depois dele, a população alagoana tem procurado mais informações sobre a emissão de contracheque, realizada pela Seplag, e sobre a 2ª via da fatura da conta de água, emitida pela Casal.
Para o secretário executivo de Planejamento e Gestão da Seplag, Tadeu Barros, a participação dos órgãos no projeto é indispensável para garantir que o Governo possa amadurecer, cada vez mais, o processo de otimização de entrega de serviços à sociedade.
“O guia não é um projeto da Seplag, é um projeto de Estado. Eu digo que numa gestão pública, uma das grandes etapas é a gestão para a cidadania, onde o cidadão tem que ser o centro das políticas públicas, e o guia é um grande exemplo de como estamos trabalhando essa questão. Como servidores, nós temos que servir da melhor forma possível à população, e essa ferramenta é algo que solidifica ainda mais a preocupação que temos em mostrar à sociedade as diversas maneiras pelas quais a administração pública pode auxiliá-la”, afirma Tadeu.
Segundo a Seplag, a expectativa é que, após a última fase de implantação do Guia, informações sobre mais de mil serviços possam ser encontradas na plataforma. Para acessar a ferramenta, basta clicar aqui
Veja também
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
