Mais de 600 serviços do Estado podem ser consultados on-line
Modernizar cada vez mais o serviço público alagoano, por meio de soluções criativas e de baixo custo, é uma das metas do Estado. Um exemplo disso é o Guia de Serviços do Governo, plataforma on-line que vem facilitando a vida da população que busca uma mãozinha na internet quando o assunto é procurar informações sobre os atendimentos prestados pela máquina pública. Só neste ano, dados sobre mais de 600 serviços do Governo foram cadastrados no site e estão disponíveis para consulta.
A ferramenta, desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e atualizada em parceria com diversos órgãos e instituições públicas, funciona como um catálogo de informações. Por meio de um layout intuitivo, o cidadão pode ter acesso a diversos dados sobre os mais variados serviços prestados pelo Estado de Alagoas.
De acordo com o superintendente da Produção da Informação e do Conhecimento da pasta, Thiago Ávila, mais de 800 unidades de atendimento já fazem parte da plataforma.
“São 36 órgãos e entidades envolvidas nessa tarefa de promover mais praticidade à vida do alagoano. O intuito do Guia é, justamente, acabar com a duplicidade de informações na internet no que se refere à prestação de serviço pelo Governo e oferecer um canal confiável e atualizado, onde o cidadão pode sanar suas dúvidas antes de ir ao órgão em questão”, explica.
Na plataforma, a busca é simples e os usuários podem procurar as informações necessárias pelo caminho que preferirem: pelo tipo de serviço ou por órgão. Ao clicar no serviço é possível saber quem pode realizá-lo, as etapas que o cidadão deve seguir, o local de atendimento e demais informações.
“Atualmente, dentre os serviços catalogados no nosso site, 279 são da área de saúde e 118 estão relacionados à documentação. Além deles, os serviços das temáticas de economia e finanças, transporte e água e saneamento também fazem parte dos que estão em maior número na ferramenta”, afirma.
Segundo o superintendente, os órgãos que mais disponibilizaram serviços no site foram a Secretaria de Estado da Educação (Sesau), com 243 informações; Secretaria da Fazenda (Sefaz), com 53, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), com 42, e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), com 38.
“É um trabalho de parceria e que facilita os trâmites não só para o público final, otimizando o trabalho dos próprios órgãos, porque as pessoas já passam a contar com o Guia e conferem seus documentos antes de serem atendidas. Estamos indo para a quarta fase de implementação do site no Estado, e os serviços de mais de 27 instituições serão incorporados à plataforma, que deve ficar ainda mais completa para os usuários”, pontua.
Ainda de acordo com os dados da Seplag, o serviço que mais vem tendo acessos no Guia é a 2ª Via de Carteira Nacional de Habilitação. Depois dele, a população alagoana tem procurado mais informações sobre a emissão de contracheque, realizada pela Seplag, e sobre a 2ª via da fatura da conta de água, emitida pela Casal.
Para o secretário executivo de Planejamento e Gestão da Seplag, Tadeu Barros, a participação dos órgãos no projeto é indispensável para garantir que o Governo possa amadurecer, cada vez mais, o processo de otimização de entrega de serviços à sociedade.
“O guia não é um projeto da Seplag, é um projeto de Estado. Eu digo que numa gestão pública, uma das grandes etapas é a gestão para a cidadania, onde o cidadão tem que ser o centro das políticas públicas, e o guia é um grande exemplo de como estamos trabalhando essa questão. Como servidores, nós temos que servir da melhor forma possível à população, e essa ferramenta é algo que solidifica ainda mais a preocupação que temos em mostrar à sociedade as diversas maneiras pelas quais a administração pública pode auxiliá-la”, afirma Tadeu.
Segundo a Seplag, a expectativa é que, após a última fase de implantação do Guia, informações sobre mais de mil serviços possam ser encontradas na plataforma. Para acessar a ferramenta, basta clicar aqui
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
