Cadastro no CAR é prorrogado por cinco meses
Proprietários rurais que não realizarem o cadastro até o dia 31 de maio perderão benefícios como o acesso a créditos agrícolas
O prazo para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogado novamente pelo governo federal. Estimado para ser encerrado no último dia 31 de dezembro, os proprietários rurais que ainda não se cadastraram, ganharam mais cinco meses para se inserir e garantir os benefícios do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
O decreto de nº 9.257/2017, prorroga o prazo para o dia 31 de maio de 2018. O CAR é um registro eletrônico, previsto no §3º do artigo 29 da Lei 12.651/2012, sendo obrigatório a todos os proprietários rurais.
Até dezembro de 2017, apenas 51,58% dos imóveis rurais de Alagoas haviam sido cadastrados segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge). O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) realiza a inscrição dos imóveis ambientais que possuem área de até quatro módulos fiscais.
Para Luise Andrade, engenheira florestal e consultora ambiental do IMA/AL, o pequeno proprietário ainda tem receio em passar algumas informações sobre sua propriedade, o que pode fazê-lo perder diversos benefícios.
“Além da impossibilidade de regularização das Áreas de Preservação Permanente e reservas legais por meio do PRA, os proprietários que não realizarem o cadastro não poderão obter créditos agrícolas e não terão condições melhores para contratação do seguro agrícola”, explica a engenheira florestal.
A base eletrônica foi criada a partir do novo Código Florestal e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanentes (APP), das áreas de Reserva Legal (RL), das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das Áreas Consolidadas das propriedades e posses rurais.
Para realizar o cadastro é necessário que o proprietário acesse o site do SICAR – Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (www.car.gov.br) para baixar o módulo de cadastro referente ao Estado (UF) em que está localizado o imóvel.
Em caso de dificuldade, o proprietário pode entrar em contato com o IMA/AL das 8h às 14h pelos números: (82) 3315 – 1779 (ramal 230) ou (82) 98878 – 9994.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
