Trump conclui primeiro ano de governo com pior aprovação entre presidentes dos EUA
Quase 60% da população desaprova o presidente
Donald Trump conclui seu primeiro ano na Casa Branca com a aprovação mais baixa de um presidente na história moderna dos Estados Unidos da América (EUA), segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19) pela emissora NBC.
O levantamento aponta que 39% dos americanos aprovam Trump como governante, o nível mais baixo registrado ssegundo a consulta elaborada pela NBC e o jornal The Wall Street Journal.
Além disso, 57% da população desaprova o trabalho de Trump e 51% rejeita "fortemente" seu desempenho na Casa Branca.
Por outro lado, um de cada quatro americanos (26%) aprova "fortemente" a atuação do republicano.
A diferença no nível de aprovação aumenta entre os eleitores de cada partido, já que 78% dos republicanos se mostram satisfeitos com Trump em seus primeiros 365 dias no poder, enquanto apenas 8% dos democratas compartilham esta opinião.
Entre os independentes, um em cada três (33%) considera seu desempenho positivo.
Dentre os que aprovam Trump, 46% são homens, 45% homens brancos e 41% idosos, segundo a sondagem.
Esta proporção cai para 35% entre quem tem de 18 a 34 anos, para 33% entre as mulheres, 26% entre latinos e 8% entre os afro-americanos.
Em comparação com outros presidentes, a aprovação de Trump se distancia muito da de outros governantes no seu primeiro ano: George W. Bush registrou 82% de aprovação, enquanto os democratas Bill Clinton e Barack Obama conseguiram 60% e 50%, respectivamente.
Entre as afirmações escolhidas pelos consultados para definir como se sentiram com o primeiro ano desta presidência, 38% disseram estar "nervoso"; 24%, "assustado"; 23%, "esperançoso"; 12%, "orgulhoso"; e 11% "irritado".
Sobre as conquistas mais positivas durante este ano de Trump na Casa Branca, 20% escolheu "a forte economia e o baixo desemprego", enquanto 13% apoiou o presidente por "colocar os Estados Unidos em primeiro".
Nesta linha, 37% consideraram que nenhuma das opções apresentadas potenciais lhes parecia "positivas" em relação à atuação do presidente.
A sondagem foi elaborada com base em entrevistas a 900 adultos, realizadas entre os dias 13 e 17 de janeiro e apresenta margem de erro de 3,3 pontos percentuais.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
