Vacinação contra febre amarela em Arapiraca ocorre mediante agendamento
A vacina é disponível apenas para quem vai viajar para zonas de risco
Apesar de Alagoas não estar entre as áreas de risco listadas pelo Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela começa a ser disponibilizada no estado. O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferta a vacina a quem vai viajar para regiões endêmicas.
Em Arapiraca, a orientação é comparecer ao 5º Centro de Saúde, com agendamento prévio. Para realizar o agendamento é necessário levar documento de identificação e comprovante de deslocamento. Adriana Duarte, coordenadora Municipal do Programa Nacional de Imunização, explica que a pessoa deve tomar a vacina pelo menos dez dias antes da viagem. O calendário da vacina contra a febre amarela foi ampliado de um dia para dois e acontece às segundas e sextas-feiras, no 5º Centro de Saúde.
Sintomas
A febre amarela é uma doença viral que causa dores no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e, principalmente, febre. Os sintomas duram em média três dias. Em alguns pacientes, o vírus da febre amarela ataca o fígado. São as complicações hepáticas que levam as pessoas infectadas a ficar com uma cor amarelada, daí o nome febre amarela. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que em torno de 30% das pessoas que contraem a doença podem morrer, se não forem diagnosticadas precocemente. Por isso, a recomendação é a de que o paciente deve buscar imediatamente atendimento adequado nas unidades de saúde.
Transmissão
A febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa, nem de macaco para seres humanos. Os macacos são os principais hospedeiros do vírus, mas os únicos vetores de transmissão da doença são os mosquitos silvestres Haemagogus e o Sabethes. No meio silvestre, os mosquitos picam o macaco, que depois de infectado pelo vírus pode ser picado por outro vetor e este, por sua vez, transmite para o homem. No caso da área urbana, a transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
