Vacinação contra febre amarela em Arapiraca ocorre mediante agendamento
A vacina é disponível apenas para quem vai viajar para zonas de risco
Apesar de Alagoas não estar entre as áreas de risco listadas pelo Ministério da Saúde, a vacina contra a febre amarela começa a ser disponibilizada no estado. O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferta a vacina a quem vai viajar para regiões endêmicas.
Em Arapiraca, a orientação é comparecer ao 5º Centro de Saúde, com agendamento prévio. Para realizar o agendamento é necessário levar documento de identificação e comprovante de deslocamento. Adriana Duarte, coordenadora Municipal do Programa Nacional de Imunização, explica que a pessoa deve tomar a vacina pelo menos dez dias antes da viagem. O calendário da vacina contra a febre amarela foi ampliado de um dia para dois e acontece às segundas e sextas-feiras, no 5º Centro de Saúde.
Sintomas
A febre amarela é uma doença viral que causa dores no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e, principalmente, febre. Os sintomas duram em média três dias. Em alguns pacientes, o vírus da febre amarela ataca o fígado. São as complicações hepáticas que levam as pessoas infectadas a ficar com uma cor amarelada, daí o nome febre amarela. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que em torno de 30% das pessoas que contraem a doença podem morrer, se não forem diagnosticadas precocemente. Por isso, a recomendação é a de que o paciente deve buscar imediatamente atendimento adequado nas unidades de saúde.
Transmissão
A febre amarela não é transmitida de pessoa para pessoa, nem de macaco para seres humanos. Os macacos são os principais hospedeiros do vírus, mas os únicos vetores de transmissão da doença são os mosquitos silvestres Haemagogus e o Sabethes. No meio silvestre, os mosquitos picam o macaco, que depois de infectado pelo vírus pode ser picado por outro vetor e este, por sua vez, transmite para o homem. No caso da área urbana, a transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
