Febre amarela pode estar ligada à tragédia de Mariana
Casos da doença foram registrados em cidades alvos da tragédia

O rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, pode ser um dos fatores que levaram ao surto de febre amarela pela região sudeste do Brasil. O acidente ocorreu em 5 de novembro de 2015 e, de acordo com biólogos da Fiocruz, alguns casos de contágio de febre amarela foram registrados nas mesmas áreas do desastre ambiental.
Foram encontrados macacos mortos na região próxima à cidade de Colatina, no Espírito Santo, também afetada pela barragem de Mariana. Os episódios deste ano se assemelham ao surto de 2009, no Rio Grande do Sul.
Ambos são de febre amarela silvestre - cujo ciclo se mantém na floresta. No entanto, com casos de degradação ambiental, os animais se aproximam mais do homem e aumentam os riscos de contaminação nas áreas urbanas. Desde janeiro de 2017, o governo brasileiro admite que o desastre de Mariana possa ter alguma ligação com o surto de febre amarela.
Veja também
Últimas notícias

Filha é presa após sequência de espancamentos contra a própria mãe idosa, em Rio Largo

Povoado de Arapiraca receberá moderno ginásio poliesportivo
![[Vídeo] Motociclista avança sinal vermelho e fica gravemente ferido em colisão com carro em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/AdfNqQuh6Ev5cJZ4s4Sl-LDOdq0=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-2551.jpg)
[Vídeo] Motociclista avança sinal vermelho e fica gravemente ferido em colisão com carro em Arapiraca

Programa Moradia Legal em Penedo avança para zona rural

Homem com extensa ficha criminal sofre tentativa de homicídio em Mata Grande

Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
