Delegado Fernando Lustosa faz balanço de sua atuação na regional Penedo
“90% dos homicídios têm relação com tráfico de drogas”, afirmou em entrevista
O delegado Fernando Lustosa fez um balanço de seu período de trabalho na delegacia regional de Penedo, unidade da Polícia Civil alagoana também responsável por mais sete municípios situados no Litoral Sul, Baixo São Francisco e ainda um do Agreste (São Sebastião).
Nomeado para atuar em Teotônio Vilela, Fernando Lustosa destacou em entrevista na Penedo FM nesta quarta-feira (24) o saldo positivo das operações e investigações realizadas durante cerca de um ano e meio no comando da 7ª Delegacia Regional de Polícia (DRP).
Fundamentado nos levantamentos dos diversos casos apurados, ele afirmou que aproximadamente 90% dos homicídios ocorridos em Penedo têm relação com o tráfico de drogas. Os assassinatos são resultado da disputa pelo controle da venda de entorpecentes e também por conta das dívidas dos consumidores.
Lustosa revelou ainda que traficantes chegam a considerar o comércio ilegal que praticam como ‘trabalho’ e a morte de quem tem débito ocorre para que o responsável pelo tráfico não fique desmoralizado.
Ainda sobre o comércio de entorpecentes em Penedo e região, Fernando Lustosa disse à radialista Martha Martyres que a captura do dono da ‘boca de fumo’ nem sempre acaba com o ponto de venda, passado ao controle da esposa do traficante ou parente próximo.
“Foi um prazer enorme trabalhar na cidade de Penedo, oportunidade que eu tive de aprender, enquanto delegado de polícia, porque eu sempre digo: na polícia se aprende todo dia, são procedimentos diferentes, situações policiais diferentes”, disse Fernando Lustosa, destacando a parceria com a Polícia Militar, em especial com o comandante do 11º BPM, Tenente Coronel Jota Júnior; com o Poder Judiciário, citando o juiz Rafael Vanderlei Casado; a colaboração da população através do disque-denúncia (181) e o trabalho da imprensa.
Fernando Lustosa já atuou na região sertaneja, no Litoral Norte, em Maceió e agora retorna para a região Agreste – onde também trabalhou – para comandar a delegacia do município de Teotônio Vilela.