Samu vai ampliar número de médicos e enfermeiros em resgates aéreos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deu início ao Curso de Operador em Suporte Médico, exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afim de qualificar e ampliar o número de profissionais que atuam no Serviço Aeromédico em Alagoas, realizando resgates e transferências aéreas.
Para isso, a partir desta quinta-feira (25), médicos e enfermeiros que vão integrar o grupo de socorristas aéreos passarão por um treinamento prático, às 7h30, no Hangar de Manau, localizado no bairro da Forene, em Maceió.
O treinamento será um complemento às aulas teóricas, que acontecem desde a terça-feira (23), no Núcleo de Educação Permanente (NEP), localizado na Central do Samu de Maceió, no bairro Farol. Nas aulas teóricas, os futuros socorristas aéreos conhecem como funciona o Serviço Aeromédico, a exemplo do helicóptero Falcão 05, que é tripulado por um piloto, um médico, um enfermeiro, além de um tripulante operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).
Desde 2010, a equipe do Serviço Aeromédico já salvou a vida de 1.379 pessoas, sendo 170 atendimentos realizados em 2017. De acordo com o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, atualmente, em Alagoas, a equipe é formada por 14 integrantes, entre médicos e enfermeiros, e, ao final do curso, o Estado passa a contar com 41 profissionais de saúde em Maceió e Arapiraca.
“Com essa capacitação teremos ainda mais profissionais à disposição para prestar o atendimento pré-hospitalar de excelência e ágil feito pelo Samu Aeromédico em todo o Estado. Como será o caso dos médicos e enfermeiros de Arapiraca, que também estão presentes, para o caso de uma possível expansão do serviço para ocorrências de resgate no município e região”, disse o supervisor.
O curso terá duração de seis dias e está sendo ministrado pelos instrutores da Chefia Aérea Especial de Segurança Pública (Caesp). Segundo o major do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e subcomandante da Caesp, Diego Mendonça, na parte prática os socorristas do Samu serão treinados para aumentar a segurança de voo.
“O Falcão 05 é um helicóptero muito seguro, mas, para que não ocorram acidentes, todos da tripulação devem saber como se portar quando a aeronave for acionada. Com isso, os riscos que possam existir serão minimizados, como a aproximação da aeronave, embarque e desembarque, tanto com helicóptero no solo, como parado no ar”, explicou, ao acrescentar que, durante a parte prática, os profissionais do Samu terão noções básicas de rapel, de espaços aéreos, e treinamento aquático e sobrevivência na mata.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
