“Viva Nossa Senhora, que veio de Bom Conselho ”, assim os fiéis recebiam Manoel André
Serão mais de 200 cavaleiros acompanhando o trajeto
A décima sexta edição da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho começa hoje, quarta-feira (31), com a celebração da Santa Missa na capela do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Bom Conselho-PE.
Logo após a missa, os cavaleiros refazem o caminho que Manoel André, o fundador de Arapiraca, realizou há mais de 100 anos, quando foi buscar, à cavalo, a imagem de Nossa Senhora da Guia que havia encomendado a um escultor de Bom Conselho.
O evento que une tradição, religiosidade e turismo regional, em meio a homens, mulheres e crianças, pretende reunir cerca de 200 cavaleiros e amazonas e de 500 a 700 pessoas acompanhando todo percurso.
A cavalgada possui uma estrutura adequada, com profissionais especializados para lidar com os animais. O acompanhamento de veterinários credenciados, tratadores, carros para transporte animal, carros-pipa, alimentação a base de feno e ração, farmácia veterinária e uma parada a cada 15 km para descanso dos animais, dos cavaleiros e amazonas.
Por todo o trajeto, os participantes conhecem as tradições culturais e religiosas de cada localidade. Grupos artísticos culturais como Guerreiro, Maracatu, Quilombolas, Pastoril, Bumba-Meu-Boi, Taiera, Violeiros, Repentistas e trios de Zabumbas acolhem os cavaleiro e amazonas mostrando suas culturas e religiosidade.
Ao retornar para Arapiraca, Manoel André foi recebido em clima de grande festa por uma banda de pífano e fogos de artificio, que anunciavam a chegada de Nossa Senhora. As pessoas gritavam: “Viva Nossa Senhora, que veio de Bom Conselho! ”.
A cavalgada chega em Arapiraca na sexta-feira, 02 de fevereiro, dia da padroeira, onde a imagem da santa, trazida por cavaleiros, é recebida com muita alegria pelos fiéis.
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
