Municípios alagoanos poderão aderir ao Programa Criança Feliz
Os municípios considerados elegíveis pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a participarem do programa federal Criança Feliz contam agora com um novo prazo para preencher o termo de aceite das ações voltadas para o desenvolvimento infantil maneira integral. Em Alagoas, 10 municípios podem formalizar o interesse até o dia 30 de junho.
Com essa nova oportunidade, o Estado pode chegar a 97% de municípios atendidos, fortalecendo a atenção à primeira infância. O secretário Fernando Pereira, ressalta que Alagoas foi um dos primeiros estados a iniciar a etapa de visita domiciliar do programa, o que reforça o compromisso do Governo em atender às crianças e gestantes beneficiárias.
“Começamos com 83 municípios; somo um dos primeiros estados do país a demonstrar interesse nesse programa tão importante para o desenvolvimento dos pequenos alagoanos. Portanto, reforço que os municípios elegíveis devem ficar atentos ao prazo para garantir essa oportunidade”, disse Fernando Pereira.
Para aderir ao Criança Feliz, o gestor da Assistência Social deve acessar o sistema da Rede Suas, com seu CPF e senha, preencher o Termo de Adesão ao Programa Criança Feliz e encaminhá-lo para aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social.
A prefeitura deverá ainda encaminhar ao MDS um diagnóstico regional e um plano de ação do município delineando como serão realizadas as visitas domiciliares.
Água Branca, Atalaia, Belo Monte, Carneiros, Chã Preta, Coité do Noia, Dois Riachos, Japaratinga, Santana do Mundaú, São José da Tapera integram os 10 municípios elegíveis.
Programa Criança Feliz
Baseado em experiências regionais, o Programa Criança Feliz, desenvolvido pelo MDS, tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, além de gestantes.
Entre as ações previstas pelo programa estão visitas domiciliares periódicas, que reforcem a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, identificando as oportunidades e riscos para o desenvolvimento infantil, em especial, nos primeiros mil dias de vida.
Com um orçamento federal de R$ 300 milhões, o Criança Feliz atenderá cerca de quatro milhões de beneficiários até 2018, em todo o país. Para Alagoas, a meta é beneficiar 12.700 gestantes e crianças.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
