Casal coloca em operação nova captação de água em Piaçabuçu
Entrou a operação, nesta sexta-feira (9), a nova captação de água que vai enviar o líquido para atender à população de Piaçabuçu, na região do Baixo São Francisco. A estrutura foi implantada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) distante seis quilômetros da antiga, para evitar os efeitos da intrusão salina. A nova captação fica seis quilômetros rio acima, situada próximo ao povoado Penedinho.
A obra, que além da captação incluiu a nova adutora, com seis quilômetros de extensão, foi realizada com recursos próprios da Companhia, no total de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Ela foi necessária, em virtude da redução de vazão do rio São Francisco nos últimos anos, o que aumentou a intrusão salina (aumento do nível de cloreto com a maré alta).
Na captação antiga, que a partir de hoje segue paralisada, era preciso fazer duas paradas diárias de quatro horas de duração cada uma, justamente para evitar a captação de água bruta com níveis elevados de cloreto, tendo em vista que a estação de tratamento de água (ETA) da Casal na cidade não faz a dessalinização.
Durante as paradas, a ETA deixava de receber o líquido e de enviar para a população, que ficava desabastecida. A partir de agora, a Companhia vai continuar monitorando o nível de cloreto da água bruta no entorno da nova captação e, se preciso, irá fazer os ajustes operacionais nas bombas.
A Casal ressalta que, durante o carnaval, o Call Center continuará atendendo à população pelos números 0800 082 0195 (capital) e (82) 3215-4100 (capital e interior), das 7h às 19h. Por esses números, é possível informar falta de água, vazamentos de água ou de esgoto (nos locais que dispõem de rede coletora). Duzentos profissionais da empresa estarão de plantão durante o carnaval.
Veja também
Últimas notícias
Arsal prorroga consulta pública sobre indenização de investimentos no saneamento
Obra emergencial de drenagem interdita via no Conjunto Murilópolis, na Serraria
Lula tem até esta quarta para promulgar dosimetria
Polícia prende homem que usou arma de fogo para obrigar cunhada a manter relação sexual
Maragogi realiza abertura da etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas 2026
Operação da PF em AL investiga golpe que desviou R$ 50 mil de aposentadorias
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
