Casal coloca em operação nova captação de água em Piaçabuçu
Entrou a operação, nesta sexta-feira (9), a nova captação de água que vai enviar o líquido para atender à população de Piaçabuçu, na região do Baixo São Francisco. A estrutura foi implantada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) distante seis quilômetros da antiga, para evitar os efeitos da intrusão salina. A nova captação fica seis quilômetros rio acima, situada próximo ao povoado Penedinho.
A obra, que além da captação incluiu a nova adutora, com seis quilômetros de extensão, foi realizada com recursos próprios da Companhia, no total de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Ela foi necessária, em virtude da redução de vazão do rio São Francisco nos últimos anos, o que aumentou a intrusão salina (aumento do nível de cloreto com a maré alta).
Na captação antiga, que a partir de hoje segue paralisada, era preciso fazer duas paradas diárias de quatro horas de duração cada uma, justamente para evitar a captação de água bruta com níveis elevados de cloreto, tendo em vista que a estação de tratamento de água (ETA) da Casal na cidade não faz a dessalinização.
Durante as paradas, a ETA deixava de receber o líquido e de enviar para a população, que ficava desabastecida. A partir de agora, a Companhia vai continuar monitorando o nível de cloreto da água bruta no entorno da nova captação e, se preciso, irá fazer os ajustes operacionais nas bombas.
A Casal ressalta que, durante o carnaval, o Call Center continuará atendendo à população pelos números 0800 082 0195 (capital) e (82) 3215-4100 (capital e interior), das 7h às 19h. Por esses números, é possível informar falta de água, vazamentos de água ou de esgoto (nos locais que dispõem de rede coletora). Duzentos profissionais da empresa estarão de plantão durante o carnaval.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
