Fábrica-escola será implantada no município de Delmiro Gouveia
Com investimentos de R$ 450 mil, fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), será implantada em Delmiro Gouveia, em breve, a primeira Fábrica-escola para beneficiamento de carne em ovinocaprinocultura.
A escolha da unidade em Delmiro Gouveia deve-se ao fato de se apresentar como município polo do Sertão, e também vai atender aos municípios de Água Branca, Pariconha, Inhapi, Canapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e Piranhas.
Construída numa área de 200 m², a Fábrica-escola vai absorver toda produção de ovinos e caprinos do Alto Sertão, agregando valor às carcaças por meio de cortes especiais e ainda com possibilidade de processamento de embutidos, linguiças e hambúrgueres.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, destaca a importância da implantação da Fábrica-escola em Delmiro Gouveia, uma vez que passará absorver toda produção de ouvinos e caprinos nos municípios do Alto Sertão, agregando valor das carcaças, por meio de cortes especiais. “Na prática, a carcaça deve ser o referencial da cadeia produtiva e comercial da carne, e isso seguramente vai gerar emprego e renda para os produtores de ovinos e caprinos no Sertão alagoano”, explica Santiago.
Segundo o secretário, com sua estrutura totalmente preparada para atender a demanda da região, a Fábrica-escola terá um papel muito importante no aproveitamento e rendimento da carcaça para os produtores e consumidores.
Manoel Henrique, secretário Executivo de Políticas Agropecuárias da Seagri, informa que em suas instalações a Fábrica-escola será dotada de plataforma contendo sala de recepção de carcaças, unidade de processamento, local para expedição, câmaras frigoríficas, mesas para corte e lavagem, sala de corte de carcaças, refeitório, salas de administração e banheiros.
Além de estacionamento para veículos, a unidade terá ainda módulo de usina de beneficiamento de leite caprino, sala de refrigeração, recepção de leite e laboratório.
Para o prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo, a parceria entre o governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, e a prefeitura está sendo extremamente fundamental para a abertura da Fábrica-escola, o que além de gerar emprego e renda para o município, também vai contribuir com o desenvolvimento do Alto Sertão de Alagoas.
“Estamos concretizando um antigo sonho dos produtores e dos consumidores dos nove municípios que compõem o Alto Sertão, o papel do Governo de Alagoas é de grande importância”, afirma o prefeito Padre Eraldo.
Últimas notícias
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Presidente Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
Chefe do CV busca hospital com documento falso e é preso enquanto tomava medicação
Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
Idosa de 82 anos fica ferida após receber tijoladas em Palmeira dos Índios
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
