Sertão

Acusado de estuprar menina de 12 anos é identificado com exame de DNA

Ministério Público pediu condenação do réu; julgamento deverá acontecer em breve

Por Redação com assessoria 28/02/2018 10h10
Acusado de estuprar menina de 12 anos é identificado com exame de DNA
Suspeito de estupro de vulnerável é identificado - Foto: Reprodução

O Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) pede a condenação do réu João Antônio Fontes Pereira dos Anjos, identificado, por meio de exame de DNA, como o responsável pelo estupro de uma criança de apenas 12 anos, no ano de 2012, no município de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas. O julgamento deverá acontecer em breve.

Segundo o promotor de justiça da comarca de São José da Tapera, Max Martins, o pedido de condenação se respalda em provas testemunhais e documentais. “As provas são contundentes. O exame de conjunção carnal deu positivo e indicou a violência sexual. Entretanto, o ponto de maior relevância, além do chocante depoimento da menor, foi o resultado de uma perícia realizada pelo Laboratório de Genética Forense do Estado de Alagoas na calcinha da vítima", informou.

"A peça íntima foi apreendida pela polícia quando ocorreu o abuso sexual e estava suja com manchas de sêmen e sangue. Mesmo seis anos depois, o exame constatou 100% de compatibilidade entre os materiais analisados. Ou seja, comprovou-se, cientificamente, que a mancha de sangue existente na calcinha é realmente da vítima, e o sêmen é do réu”, explicou Max Martins.

“Mesmo passados mais de cinco anos, o exame foi realizado com sucesso, pois a prova foi acondicionada de forma correta. Quando analisada, a mancha deu resultado positivo tanto para sangue humano quanto para sêmen. Após essa constatação, a juíza encaminhou o suspeito e a vítima para a coleta de material biológico, visando a realização do exame de confronto genético. A análise do perfil dos cromossomos autossômicos e sexuais permitiu identificar na amostra de sangue misturado a sêmen os perfis completos das duas pessoas envolvidas no caso, comprovando tecnicamente o estupro e a autoria do crime”, detalhou Rosana Coutinho, chefe do Laboratório de Genética Forense.

A juíza Marcela Waleska Costa Pontes de Mendonça já decretou a prisão preventiva do acusado.

Crime

No dia do crime, a menor T.V.S.M., de 12 anos, retornava para casa por volta das 19h, quando, ao passar por uma rua pouco iluminada, na cidade de São José da Tapera, Sertão de Alagoas, foi surpreendida e agarrada pelo acusado, que a puxou pelos cabelos e braços, tapou a sua boca e a arrastou até um curral. No local, o réu conseguiu imobilizar a vítima, e, com um revólver em punho, passou a lhe ameaçar de morte e agredi-la fisicamente, ocasião em que também praticou o estupro.