Em Coruripe, FPI do São Francisco descobre que água fornecida para a população não tem tratamento de cloro
Sem cloro, a água fornecida não está tratada e nem própria para o consumo

Estação de tratamento de esgoto inoperante e fornecimento de água para população sem que tenham sido cumpridas as etapas necessárias para torná-la própria para o consumo humano. Esta foi a realidade encontrada pela Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) no município de Coruripe. Diante das irregularidades, os agentes da Força Tarefa emitiram notificações para que a prefeitura resolva as causas das irregularidades identificadas e cumpra as normas estabelecidas pela legislação.
O primeiro alvo dos fiscais da Força Tarefa foi a estação de tratamento de esgoto de Coruripe. No local, eles encontraram abandono e equipamentos sucateados. Um exemplo são as bombas de recalque queimadas, substituídas por uma de pequeno porte, incompatível com a necessidade do empreendimento que está funcionando de forma deficitária.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) intimou a prefeitura para que apresente o relatório de qualidade dos efluentes lançados, conforme exigido nas condicionantes da licença de operação. Com o documento, técnicos da instituição ambiental poderão averiguar com mais profundidade a forma como o esgoto está sendo tratado na cidade.
Água sem cloro
Está no Artigo 24 da Portaria Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011: toda água para consumo humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração. Mas isso não foi o que os agentes da FPI do São Francisco encontraram nas análises realizadas na água coletada em diversas residências do município de Coruripe. Em nenhuma das mostras foi detectada a presença de cloro, o que caracteriza falta de tratamento adequado ao produto oferecido para a população.
"A presença do cloro na água é prevista na legislação para resguardar a saúde da população. Há uma função importante que justifica a exigência. Não colocar o produto, ou colocar abaixo do que é determinado, é uma grande irresponsabilidade. Sem cloro, a água fornecida não está tratada e nem própria para o consumo", disse Elizabeth Rocha, integrante da operação.
Além disso, em alguns poços de captação de água foram encontradas irregulares como a falta de isolamento da área.
“Iremos notificar os órgãos competentes pelo sistema de tratamento de esgoto e de distribuição de água, para que a prefeitura cumpra as normas estabelecidas de maneira rápida e eficiente”, disse a agente da FPI.
Últimas notícias

Família pede ajuda para localizar gatinho que desapareceu no bairro Benedito Bentes, em Maceió

Câmara encerra semestre com 100 projetos aprovados e mais de duas mil indicações

Prefeitura de Palmeira dos Índios apoia Tiro de Guerra com novos investimentos em segurança

Mutirão “Água, Luz e Direitos” leva cidadania à comunidade Vila Maria

Quadrilha junina Chapéu de Couro representa Penedo na 22ª edição do circuito alagoano da LIQAL

Vale da Lua se manifesta após “balada sunset” em cachoeira viralizar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
