Morre no Quênia o último rinoceronte branco do norte macho
Sudan, como era carinhosamente chamado, morreu aos 45 anos.

O último rinoceronte branco do norte macho no Quênia aos 45 anos, o que deixa duas fêmeas como únicas sobreviventes da subespécie.
O rinoceronte, chamado Sudan, sofria há muito tempo de complicações de saúde por sua idade avançada e após um agravamento considerável de seu estado "a equipe veterinária tomou a decisão de praticar a eutanásia", informou em um comunicado a direção da reserva natural Ol Peteja, do Quênia, onde o animal vivia.
Em tese, a morte de Sudan significa a extinção desta subespécie de rinoceronte.
Os cientistas, no entanto, coletaram seu material genético e estão tentando desenvolver técnicas de fertilização in vitro para preservar a subespécie.
A população de rinocerontes brancos do norte foi dizimada em Uganda, República Centro-Africana, Sudão e Chade em consequência da caça dos anos 1970 e 1980, estimulada pela demanda de chifres de rinoceronte para a medicina tradicional chinesa na Ásia e para alças de punhal no Iêmen.
Em 2008, o rinoceronte branco do norte foi considerado extinto em estado selvagem.
Quatro rinocerontes férteis, dois machos e duas fêmeas, foram transportados do zoológico de Dvur Kralove, na República Tcheca, para a reserva de Ol Pejeta no Quênia com a esperança de que as condições similares a seu habitat natural permitiriam a procriação.
As tentativas, no entanto, não deram resultado.
Veja também
Últimas notícias

Saiba os serviços que irão funcionar na Quarta-Feira de Cinzas

Primeira edição do ‘Bloco da Gente’ faz história no Carnaval de Maragogi ao arrastar 10 mil foliões

Flávio Bolsonaro aciona TCU contra Lula por uso da rede nacional de rádio e TV

Grupo Unicompra assume gestão dos supermercados Bompreço em Maceió

Convidado de casamento provoca explosão e destrói casa dos noivos

Mulher se tranca no quarto por medo de ser agredida no bairro Santa Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
