Panda sai e gorila entra na lista de animais ameaçados de extinção
O panda gigante, que por anos foi símbolo da fragilidade da natureza frente à devastação provocada pelo homem, está um pouco mais a salvo. O animal não consta mais na lista das espécies ameaçadas de extinção.
Relatório da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) tirou o antigo status de "ameaçado" do panda gigante e o classificou como "vulnerável". Segundo a instituição, a reclassificação reflete o aumento da presença do animal nas florestas do sul da China.
A população de pandas selvagens saltou de 1.596 em 2004 para 1.864 em 2014. O resultado foi alcançado com o trabalho de agências chinesas impondo proibições à caça e expandindo reservas florestais.
Organizações de proteção dos animais saudaram a recuperação do panda. "É um sucesso significativo de conservação após anos de esforços por parte do governo chinês, de comunidades e de ONGs", disse Glyn Davies, diretor-executivo da ONG de proteção das florestas WWF.
O ativista alertou, contudo, para a queda global de cerca de 52% nas populações de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes em todo o mundo entre 1970 e 2010.
Gorila em risco
A boa notícia relacionada ao panda gigante veio acompanhada da triste entrada do gorila-do-oriente na lista de animais considerados "criticamente em perigo" de extinção.
Antes, eles eram classificados como "em perigo". O novo status significa que o gorila está a um passo de desaparecer na natureza.
Os gorilas-do-oriente têm como habitat as florestas da África Oriental, localizadas principalmente em regiões da República Democrática do Congo. A maior responsável pelo desaparecimento progressivo da espécie é a caça ilegal.
Além do gorila-do-oriente, estão na lista vermelha dos animais ameaçados de extinção o gorila-do-ocidente, o orangotango Bornean e o orangotango de Sumatra. O chimpanzé e o bonobo são considerados "em perigo".
Novo inimigo
Segundo o relatório da IUCN, apesar de melhorias nas condições de segurança nas florestas de bambu onde o panda gigante é encontrado, o aquecimento global tem surgido como um novo inimigo.
As mudanças climáticas podem eliminar 35% do habitat natural do panda nos próximos 80 anos, o que pode levar a uma nova derrocada da espécie.
O aquecimento global não ameaça apenas o panda, mas todos os animais que vivem em locais vulneráveis, como florestas e savanas.
Últimas notícias
Paulo Dantas anuncia construção do matadouro de União dos Palmares
Polícia descarta latrocínio em caso de idosa morta em casa invadida em Arapiraca
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Polícia procura trio flagrado fazendo sexo na traseira de tuk-tuk em paraíso turístico na Tailândia
Tumor abdominal de 35 kg impede homem de urinar e choca médicos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
