Panda sai e gorila entra na lista de animais ameaçados de extinção
O panda gigante, que por anos foi símbolo da fragilidade da natureza frente à devastação provocada pelo homem, está um pouco mais a salvo. O animal não consta mais na lista das espécies ameaçadas de extinção.
Relatório da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) tirou o antigo status de "ameaçado" do panda gigante e o classificou como "vulnerável". Segundo a instituição, a reclassificação reflete o aumento da presença do animal nas florestas do sul da China.
A população de pandas selvagens saltou de 1.596 em 2004 para 1.864 em 2014. O resultado foi alcançado com o trabalho de agências chinesas impondo proibições à caça e expandindo reservas florestais.
Organizações de proteção dos animais saudaram a recuperação do panda. "É um sucesso significativo de conservação após anos de esforços por parte do governo chinês, de comunidades e de ONGs", disse Glyn Davies, diretor-executivo da ONG de proteção das florestas WWF.
O ativista alertou, contudo, para a queda global de cerca de 52% nas populações de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes em todo o mundo entre 1970 e 2010.
Gorila em risco
A boa notícia relacionada ao panda gigante veio acompanhada da triste entrada do gorila-do-oriente na lista de animais considerados "criticamente em perigo" de extinção.
Antes, eles eram classificados como "em perigo". O novo status significa que o gorila está a um passo de desaparecer na natureza.
Os gorilas-do-oriente têm como habitat as florestas da África Oriental, localizadas principalmente em regiões da República Democrática do Congo. A maior responsável pelo desaparecimento progressivo da espécie é a caça ilegal.
Além do gorila-do-oriente, estão na lista vermelha dos animais ameaçados de extinção o gorila-do-ocidente, o orangotango Bornean e o orangotango de Sumatra. O chimpanzé e o bonobo são considerados "em perigo".
Novo inimigo
Segundo o relatório da IUCN, apesar de melhorias nas condições de segurança nas florestas de bambu onde o panda gigante é encontrado, o aquecimento global tem surgido como um novo inimigo.
As mudanças climáticas podem eliminar 35% do habitat natural do panda nos próximos 80 anos, o que pode levar a uma nova derrocada da espécie.
O aquecimento global não ameaça apenas o panda, mas todos os animais que vivem em locais vulneráveis, como florestas e savanas.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
