Carro autônomo da Uber atropela e mata mulher nos EUA
Uma mulher morreu depois de ser atropelada por um carro autônomo da Uber no Arizona, Estados Unidos, segundo afirmou a polícia local.
A empresa imediatamente suspendeu todos os testes com a tecnologia nos EUA e no Canadá, informou a agência Reuters.
O acidente ocorreu na noite de domingo para segunda-feira (19) em Tempe, perto de Phoenix, e envolveu um veículo da Uber, um Volvo XC90, em modo autônomo.
A polícia identificou a vítima como Elaine Herzberg, de 49 anos, que morreu depois de ser levada ao hospital.
As autoridades também estimaram que o Volvo estava a 64 km/h em uma zona onde o limite de velocidade era de 56 km/h, e que não há evidência de que o carro tentou frear antes da colisão. O veículo não levava passageiros, mas havia um motorista, que não tentou evitar o acidente, e também não tinha qualquer limitação física ou mental.
Por lei, os testes com carros sem motorista são feitos com um "operador" humano atrás do volante, para retomar o controle em caso de necessidade. Nenhum veículo 100% autônomo está à venda.
Em junho de 2016, o dono de um Tesla, que possui uma função que faz o carro andar sozinho em algumas condições de estrada, o que é chamado de "semiautônomo", morreu após colidir com um caminhão.
A diferença é que os carros da Tesla só rodam de forma autônoma em determinadas condições. Na maior parte delas, o motorista fica no controle. No caso do veículo da Uber, o modelo roda sempre de forma autônoma, e o motorista só age em casos de emergência.
A polícia local afirmou que a mulher estava fora da faixa de pedestres quando foi atingida pelo veículo. Ela foi levada ao hospital, mas morreu por causa dos ferimentos.
Uma imagem divulgada pela rede ABC mostra uma bicicleta amassada ao lado do carro da Uber.
Um porta-voz da Uber expressou pesar pelo acidente e afirmou que a empresa está cooperando com as autoridades na investigação.
A autoridade de trânsito americana, NHTSA, disse que está investigando o caso.
Veja também
Últimas notícias
Vereadores comemoram fim da escala 6x1 e parabenizam professores por contribuição social
Procon Maceió registra estabilidade no menor preço da Cesta Básica em outubro
Faculdade CESMAC do Sertão realiza 20ª edição do Simulado Integrado de Enfermagem
Datafolha: Flávio tem 51% dos votos válidos contra 49% de Lula no 2º turno
Castramóvel oferece 150 vagas para castração de cães e gatos no Flexal
Dados do ESPIA mostram avanços e desafios da primeira infância em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
