PGR denuncia Arthur Lira e pede perda do mandato parlamentar
Nesta segunda-feira (2) a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder por seu partido na Câmara, por lavagem de dinheiro e prevaricação, pedindo a perda do mandato do parlamentar.
O advogado Pierpaolo Cruz Bottini, através da assessoria de imprensa do deputado, afirmou que não foi notificado da denúncia, e disse que "já demonstrou à Polícia Federal a inexistência de qualquer fato criminoso".
Na denúncia, a PGR acusa o deputado de aceitar propina de R$ 106 mil do então presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Francisco Colombo, que teria sido recebida por meio de seu assessor parlamentar, em 2012.
Ainda segundo a PGR, o dinheiro foi escondido pelo assessor Jaymerson José Gomes em suas roupas, por determinação de Lira, mas ele foi abordado e detido pela Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, antes de embarcar para Brasília.
A denúncia diz, ainda, que o crime foi descoberto no âmbito da Operação Lava Jato, como parte do esquema criminoso revelado pelo doleiro Alberto Youssef, apontado como operador financeiro do Partido Progressista.
“Francisco Colombo, para se manter na presidência da CBTU, oferecia e pagava vantagens indevidas a Arthur Cesar Pereira de Lira para que este, na condição de deputado federal, líder do PP na Câmara dos Deputados, com a prerrogativa de fazer indicações para cargos em comissão, mantivesse-o naquele cargo como nomeação política da agremiação”, afirma na denúncia a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
Veja também
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
