Cícero Almeida e Paulão são denunciados pela PGR
Os deputados já foram investigados pela PF na operação Taturana, em 2007, por desvios na ALE
Por crime de peculato, a PGR (Procuradoria Geral da República), denunciou os deputados federais por Alagoas Cícero Almeida (Podemos) e Paulo Fernando Santos, o Paulão (PT). A denúncia foi apresentada ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (02).
Os congressistas foram investigados pela Polícia Federal no âmbito da operação Taturana, deflagrada em 2007, por desvios na Assembleia Legislativa do Estado. De acordo com as investigações, as irregularidades provocaram prejuízo superior a R$ 200 milhões aos cofres públicos.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sustenta na denúncia que, de 2003 e 2005, os deputados integraram uma quadrilha que atuava nos desvios com apoio de dirigentes do Banco Rural. Eles fizeram empréstimos pessoais junto à instituição financeira, que eram pagos com verba de gabinete.
À Polícia Federal, Cícero Almeida reconheceu a contratação de empréstimos, mas negou ter quitado as parcelas com verba pública. Contudo, o laudo de exame financeiro do político encontrou registros de duas operações de crédito junto ao Banco Rural, cujas parcelas foram pagas com verbas de gabinete.
O deputado Paulão também afirmou em depoimento que os recursos utilizados para pagamento de empréstimos bancários eram próprios. Mas, de acordo com a PGR, o laudo de exame financeiro apontou a utilização indevida de verbas de gabinete por 14 vezes, para a quitação de empréstimos junto ao Banco Rural.
Se forem condenados, os deputados podem pegar de 2 a 12 anos de prisão, além de serem obrigados a pagar uma multa. A denúncia também pede a reparação do valor desviado e a indenização por dano moral coletivo, acrescido de juros e correção monetária.
Cícero Almeida e Paulão concorreram à prefeitura de Maceió em 2016. Ainda pelo MDB, Almeida disputou o 2º turno contra Rui Palmeira (PSDB), que venceu o pleito
Veja também
Últimas notícias
JHC intensifica corpo a corpo com eleitores em feiras livres de Alagoas
Enfermeiras alertam sobre o que fazer em caso de queimaduras nas festas juninas
Projeto Corais de Alagoas recebe reconhecimento internacional da Unesco
São João Raiz anima a sexta-feira (19) com forró e transmissão do jogo do Brasil
Saúde realiza ação preventiva sobre vape e tabagismo em escola municipal
Equipe da Assistência Social de Traipu participa do 26º Encontro Nacional do Congemas em Fortaleza
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
