Cícero Almeida e Paulão são denunciados pela PGR
Os deputados já foram investigados pela PF na operação Taturana, em 2007, por desvios na ALE
Por crime de peculato, a PGR (Procuradoria Geral da República), denunciou os deputados federais por Alagoas Cícero Almeida (Podemos) e Paulo Fernando Santos, o Paulão (PT). A denúncia foi apresentada ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (02).
Os congressistas foram investigados pela Polícia Federal no âmbito da operação Taturana, deflagrada em 2007, por desvios na Assembleia Legislativa do Estado. De acordo com as investigações, as irregularidades provocaram prejuízo superior a R$ 200 milhões aos cofres públicos.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sustenta na denúncia que, de 2003 e 2005, os deputados integraram uma quadrilha que atuava nos desvios com apoio de dirigentes do Banco Rural. Eles fizeram empréstimos pessoais junto à instituição financeira, que eram pagos com verba de gabinete.
À Polícia Federal, Cícero Almeida reconheceu a contratação de empréstimos, mas negou ter quitado as parcelas com verba pública. Contudo, o laudo de exame financeiro do político encontrou registros de duas operações de crédito junto ao Banco Rural, cujas parcelas foram pagas com verbas de gabinete.
O deputado Paulão também afirmou em depoimento que os recursos utilizados para pagamento de empréstimos bancários eram próprios. Mas, de acordo com a PGR, o laudo de exame financeiro apontou a utilização indevida de verbas de gabinete por 14 vezes, para a quitação de empréstimos junto ao Banco Rural.
Se forem condenados, os deputados podem pegar de 2 a 12 anos de prisão, além de serem obrigados a pagar uma multa. A denúncia também pede a reparação do valor desviado e a indenização por dano moral coletivo, acrescido de juros e correção monetária.
Cícero Almeida e Paulão concorreram à prefeitura de Maceió em 2016. Ainda pelo MDB, Almeida disputou o 2º turno contra Rui Palmeira (PSDB), que venceu o pleito
Veja também
Últimas notícias
Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
