[Vídeo] Audiência Pública no Senado pede isenção de pagamento de direitos autoriais por rádios comunitárias
Rejane Barros, diretora de rádio comunitária de Arapiraca, esteve presente representando Alagoas
![[Vídeo] Audiência Pública no Senado pede isenção de pagamento de direitos autoriais por rádios comunitárias](https://img.7segundos.com.br/q-MnxCxc7mp2bB0Ep3hSeuMDaGs=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/93887-rejanebarros_png.png)
Na última quarta (11), o Senado Federal foi palco de uma audiência pública sobre o projeto de lei que pede a isenção de rádios comunitárias no pagamento ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Estiveram presentes na audiência representantes de todo o país, incluindo Rejane Barros, em nome das 76 rádios comunitárias de Alagoas.
A taxa de pagamento reivindicada diz respeito aos direitos autorais das músicas veiculadas nas rádios. O Ecad calcula quanto cada veículo paga de acordo com a Lei 9.610/1998. Porém, o projeto de lei discutido na audiência em questão - PLS 410/2017, autoria do senador Hélio José (Pros/DF) – pede que rádios comunitárias sejam isentas do pagamento da taxa.
Rejane Barros, representante de Alagoas na pauta e dirigente da rádio comunitária “A voz do povo, a voz de Deus”, de Arapiraca, explicou que o funcionamento de rádios deste tipo depende da suspensão desta cobrança:
“Vivemos numa luta muito grande. Sabe qual é o nosso sonho? O nosso sonho é de poder trabalhar, de poder fazer com que a rádio comunitária ela seja de fato mais democrática. Infelizmente, com tudo o que acontece hoje, com o Ecad, a gente não pode falar que chega na rádio pela manhã e sai à noite para dormir tranquilo totalmente. A gente tem que pagar, em média, hoje, 450 reais de taxa; nós que lutamos para pagar energia, que muitas vezes é cortada. Eu tenho que ficar esperando cada colaborador, cada sócio, se mobilizar. Se eu dirijo uma rádio comunitária que está em Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas, e passo por essas dificuldades, imagina meus amigos do Sertão!
Eu sonho com o dia em que não sejamos mais atormentados pelo medo de um dia ter que entregar a chave a um representante do Ecad porque não temos condição de pagar”.
O projeto de lei deve ser votado na Câmara dos Deputados nos próximos dias. Confira a transmissão da audiência:
Últimas notícias

Homem é preso por violência doméstica por agredir esposa em Campestre

Brota na Grota chega ao bairro do Jacintinho nesta sexta-feira (03)

MPAL ajuíza ação contra Município de Campo Grande por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Davi Filho rebate fala de Lira sobre vaga no Senado: ‘Ele não pode decidir por mim’

Isenção do IR: Renan acusa Lira de manipular relatório para proteger milionários

Congresso aprova aumento para o ‘Fundão Eleitoral’; valor chega a R$ 4,9 bilhões
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
