[Vídeo] Audiência Pública no Senado pede isenção de pagamento de direitos autoriais por rádios comunitárias
Rejane Barros, diretora de rádio comunitária de Arapiraca, esteve presente representando Alagoas
![[Vídeo] Audiência Pública no Senado pede isenção de pagamento de direitos autoriais por rádios comunitárias](https://img.7segundos.com.br/q-MnxCxc7mp2bB0Ep3hSeuMDaGs=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/93887-rejanebarros_png.png)
Na última quarta (11), o Senado Federal foi palco de uma audiência pública sobre o projeto de lei que pede a isenção de rádios comunitárias no pagamento ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Estiveram presentes na audiência representantes de todo o país, incluindo Rejane Barros, em nome das 76 rádios comunitárias de Alagoas.
A taxa de pagamento reivindicada diz respeito aos direitos autorais das músicas veiculadas nas rádios. O Ecad calcula quanto cada veículo paga de acordo com a Lei 9.610/1998. Porém, o projeto de lei discutido na audiência em questão - PLS 410/2017, autoria do senador Hélio José (Pros/DF) – pede que rádios comunitárias sejam isentas do pagamento da taxa.
Rejane Barros, representante de Alagoas na pauta e dirigente da rádio comunitária “A voz do povo, a voz de Deus”, de Arapiraca, explicou que o funcionamento de rádios deste tipo depende da suspensão desta cobrança:
“Vivemos numa luta muito grande. Sabe qual é o nosso sonho? O nosso sonho é de poder trabalhar, de poder fazer com que a rádio comunitária ela seja de fato mais democrática. Infelizmente, com tudo o que acontece hoje, com o Ecad, a gente não pode falar que chega na rádio pela manhã e sai à noite para dormir tranquilo totalmente. A gente tem que pagar, em média, hoje, 450 reais de taxa; nós que lutamos para pagar energia, que muitas vezes é cortada. Eu tenho que ficar esperando cada colaborador, cada sócio, se mobilizar. Se eu dirijo uma rádio comunitária que está em Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas, e passo por essas dificuldades, imagina meus amigos do Sertão!
Eu sonho com o dia em que não sejamos mais atormentados pelo medo de um dia ter que entregar a chave a um representante do Ecad porque não temos condição de pagar”.
O projeto de lei deve ser votado na Câmara dos Deputados nos próximos dias. Confira a transmissão da audiência:
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
