Meio ambiente

Tubarões são vistos perto da orla, em Sergipe

Por 7Segundos com TV A8 19/04/2018 11h11
Tubarões são vistos perto da orla, em Sergipe
Imagem dos tubarões avistados em Sergipe - Foto: Reprodução

Os banhistas e esportistas frequentadores do litoral sergipano ganharam um bom motivo para ficarem preocupados. Tubarões foram avistados e fotografados próximo à orla da cidade de Atalaia, em Sergipe.

A notícia acendeu um alerta não só nos moradores locais, mas em todos os lugares em todo o litoral nordestino. No último domingo (15), um banhista foi atacado por um tubarão na Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco. Entre Pernambuco e Sergipe está Alagoas, sob o risco de também ter tubarões se aproximando da costa marítima.

O programa Balanço Geral SE, da TV A8, entrevistou o surfista Tony Júnior, que fotografou a presença dos animais na Orla de Atalaia: “O que nós surfistas, pessoas que praticam esportes aquáticos e até mesmo banhistas, queremos saber é se isso pode ser contornado, de que maneira nós podemos tomar uma ação efetiva, para que mais lá na frente não venha a prejudicar ninguém”.

O jornalístico ouviu ainda o biólogo Tiago Menezes, especialista em animais deste tipo: “Nós temos no litoral sergipano a presença de várias espécies de tubarão, espécies típicas da fauna nordestina, e são tubarões que podem habitar águas rasas, bem como tubarões que habitam águas mais profundas e que eventualmente se aventuram em águas mais rasas. Primeiramente: a orientação é, se vir um tubarão, sair da água. Vale salientar que o risco [de ataque] existe em Sergipe como existe em qualquer cidade litorânea. Acho muito válido nós tentarmos entender o porquê de estes tubarões estarem se aproximando da costa, para daí tomarmos medidas de prevenção”.

O IMA (Instituto de Meio Ambiente) de Alagoas ainda não se pronunciou sobre os possíveis riscos de tubarões próximos ao litoral alagoano.