Escândalo de assédio sexual pode deixar 2018 sem Nobel de Literatura
A Academia Sueca, responsável pelo Nobel de Literatura, afirmou nesta quarta-feira (25) que existe o risco de o prêmio não ser entregue em 2018 por causa dos escândalos envolvendo a entidade.
Em entrevista a uma rádio da Suécia, o secretário permanente da Academia, Anders Olsson, disse que a instituição está no meio de uma "discussão" sobre a questão, porém sem dar mais detalhes.
Ele acrescentou somente que novos esclarecimentos serão dados "em breve".
Atualmente, apenas 12 dos 18 assentos do conselho da Academia Sueca continuam ocupados, após uma série de renúncias em meio a um escândalo que abalou a imagem da entidade.
As divisões no interior da instituição foram evidenciadas após três membros terem entregado seus cargos por conta da não expulsão de Katarina Frostenson, acusada de revelar ao marido, o fotógrafo Jean-Claude Arnault, os nomes de ganhadores do Nobel de Literatura, violando a regra de confidencialidade.
Ela também é suspeita de corrupção por ser sócia do clube literário do esposo, que recebia apoio financeiro da Academia.
Além disso, 18 mulheres disseram ter sido assediadas por Arnault, inclusive em apartamentos cedidos pela entidade - uma das vítimas relatou até ter sido estuprada.
Se o Nobel de Literatura não for entregue em 2018, haverá dois vencedores em 2019.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
