Tecnologia

Novo golpe no WhatsApp promete ingresso pra 'Vingadores'

Por Uol 08/05/2018 18h06
Novo golpe no WhatsApp promete ingresso pra 'Vingadores'
Novo golpe no WhatsApp promete ingresso pra 'Vingadores' - Foto: Reprodução/Uol

Nem o vilão Thanos vai gostar de saber que seu filme está sendo usado por criminosos para dar um novo golpe no WhatsApp. O mais recente filme da Marvel, 'Vingadores: Guerra Infinita', é a mais recente deixa para tentarem roubar usuários do aplicativo de mensagens.

Segundo o dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrimes, mais de 50 mil pessoas foram impedidas em menos de 24 horas pelo seu sistema de segurança de caírem no golpe. Os criminosos que formularam a ação maliciosa prometem um par de ingressos para ver o filme que bate recordes de bilheteria em todo o mundo.

O golpe é bem semelhante a vários outros praticados recentemente. Ao clicar no link, o usuário deve responder algumas perguntas que o criminosos formula para tentar deixar a ação mais confiável. Entre elas, estão "você já assistiu algum filme da Marvel?", "você é maior de idade?" e "se gostar do filme irá recomendar para amigos e familiares para assistir?".

Não importa a resposta que você dê: a página de qualquer jeito irá parabenizar o usuário e dirá que para ganhar o par de ingressos deverá compartilhar o link da falsa promoção com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.

A página maliciosa ainda tenta passar credibilidade ao oferecer comentários de falsos usuários que afirmam ter recebido o prêmio. As mensagens que aparecem são "peguei meu ingresso agorinha!", "deu certo comigo" e "já imprimi meu ingresso". Não caiam nessa, por favor.