Argentina busca auxílio do FMI para conter crise
Macri anunciou o apoio financeiro em um pronunciamento televisionado após o peso cair mais de 4% em relação ao dólar

A Argentina anunciou nesta terça-feira (8) que buscou ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI) para enfrentar a grave turbulência de seus mercados, e a diretora do organismo, Christine Lagarde, afirmou que as negociações terão início "em breve".
"De forma preventiva, decidi iniciar diálogos com o FMI para que nos conceda uma linha de apoio financeiro", anunciou o presidente Mauricio Macri em um pronunciamento televisionado, após o peso cair nesta terça mais de 4% em relação ao dólar na abertura dos mercados.
O subsecretario de Assuntos Internacionais do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, David Malpass, descartou a iminência de uma crise em um mercado emergente. "Não acredito que estejamos vendo isto (... ) mas acompanharemos de perto as discussões".
No último mês, a depreciação foi de mais de 10%, apesar de o Banco Central ter vendido 8 bilhões de dólares de suas reservas e elevado sua taxa de juros a 40%.
"Estamos recorrendo ao único caminho possível para sair da estagnação, buscando evitar uma grande crise econômica que nos faria retroceder e prejudicaria a todos", acrescentou.
O peso, que chegou a perder 4,61%, reverteu a queda para apenas 2,66% após o anúncio, e fechou a 22,94 ante a divisa americana. A Bolsa também freou a baixa e fechou em -3,85%.
"Foram iniciadas discussões sobre como podemos trabalhar juntos para fortalecer a economia argentina e levaremos esses diálogos a cabo em breve", informou Lagarde em uma nota oficial, sem mencionar os eventuais valores do aporte financeiro. De acordo com ela, a Argentina "é um membro valioso" do FMI.
"Não podemos ainda anunciar os montantes. Neste momento dos diálogos, ainda não falamos de detalhes", indicou o ministro de Economia, Nicolás Dujovne.
Veja também
Últimas notícias

Foragido da Justiça por tráfico de drogas é preso em flagrante por falsidade ideológica em Chã Preta

Promessa da natação, adolescente fica paraplégico após acidente em competição na Argentina

Lula diz que vai a enterro de Mujica: ‘Espera que a carne se vá, mas as ideias fiquem’

Novo tipo de golpe com IA usa sua voz e dados contra você

Mais um policial militar reformado é baleado em Maceió; buscas pelo suspeito continuam

Duplicação da Durval de G. Monteiro deve reduzir em 50% tempo de deslocamento entre Ibama e Viaduto da PRF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
