Semarh acompanha encerramento de lixões na Zona da Mata
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) acompanha, nesta quinta-feira (10) o encerramento dos lixões localizados nos municípios da Zona da Mata alagoana, em cumprimento ao que determina à legislação nacional que trata da gestão adequada dos resíduos sólidos.
De acordo com o cronograma do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos da Zona da Mata (CORSZAM), os lixões fechados estão situados nos municípios de Murici, Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Laje e Ibateguara.
A partir do fechamento, os municípios passam a destinar os resíduos gerados pela população para a Central de Tratamento Metropolitana, localizada em Pilar.
A gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, vai representar o secretário Alexandre Ayres na agenda. Ela destaca que ao encerrar os lixões nos municípios da Zona da Mata, Alagoas chega a 85 com as atividades finalizadas.
Além da Semarh, o Ministério Público Estadual (MPE), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) e representantes das prefeituras participam das agendas de encerramento dos vazadouros públicos.
Expectativa
Na última sessão do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), o secretário Alexandre Ayres ressaltou que Alagoas tem segue avançando no trato para encerrar os lixões, implantar a coleta seletiva e consequentemente, gerir de forma adequada os resíduos sólidos.
De acordo com o titular da Semarh, a expectativa é que o Estado de Alagoas não tenha mais lixões até o final de 2018. Segundo Alexandre Ayres, a Semarh conseguiu entregar os Planos Estadual e Intermunicipal de Resíduos Sólidos, documentos norteadores para que os municípios acabassem com os lixões.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
