[Vídeo] Especialista diz que número de crianças com viroses aumenta nesta época
![[Vídeo] Especialista diz que número de crianças com viroses aumenta nesta época](https://img.7segundos.com.br/SAHAjoCmRmNEPq__wkjSRx2Gz98=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/96215-gripe_jpg.jpeg)
Todo ano, quando o tempo esfria e o inverno se aproxima, as doenças viriais, como gripe, se espalham com mais facilidade. Isto acontece, principalmente, porque os vírus se reproduzem mais em temperaturas baixas, e porque tende-se se a deixar janelas e portas fechadas, para manter o calor no local. Deste modo, o vírus não circula, fica preso no local, e atinge mais facilmente as pessoas que ali estão.
Neste período, as mais afetadas são as crianças, pois se relacionam com muitas pessoas na escola, levam a mão à boca com mais frequência e nem sempre têm o excesso de cuidados de um adulto para evitar o contágio. O 7Segundos conversou com o doutor Gilson Belo, pediatra que atua em Arapiraca na clínica Pró-Criança. O médico explica que, nesta época, o número de atendimentos aumenta na clínica: “Neste período, dobra o número de atendimentos, temos que contratar mais um médico, aumentar o quadro do pessoal de enfermagem, todo ano. São seis meses por ano que dobre ou triplica o número de atendimentos. Agora mesmo, não tem mais leitos”.
Dr. Gilson explica quais os maiores cuidados que se deve ter neste período para evitar que os pequenos adoeçam:
“Os cuidados, principalmente com os recém-nascidos e crianças menores, são: lavar as mãos, sempre que for manipular a criança, evitar aglomerados, como shoppings centers e feiras. Essas condutas são as duas principais. Além disso, nós temos que dar a vacina contra a influenza, que é fundamental em crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Com a vacina, nós prevenimos a gripe, que muitas vezes é grave e pode evoluir para a pneumonia, e que pode levar à internação. Por isso, a criança pode passar a correr risco de vida. Outra coisa, importantíssima: nos primeiros meses de vida, amamentação vai proteger a criança, aumentando as suas defesas.
Os adultos também devem tomar muito cuidado. Lavar as mãos é muito importante, principalmente depois de cumprimentar outra pessoa. Só nesse simples cuidado evita, e muito, essas doenças virais.
Automedicação é uma coisa muito perigosa, que pode levar a consequências muito desagradáveis. Adoeceu, levar ao médico. Agora, quanto à virose, o importante é repouso e muito líquido, e evitar o contato com outras pessoas. É uma questão de consciência: se a criança está doente, não mandar para a escola, para não transmitir para outras pessoas. Agora, automedicação nunca”.
Veja o vídeo da entrevista:
Veja também
Últimas notícias

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
